O pianista e compositor Guilherme Calado, novo nome do jazz pernambucano, lançou seu EP de estreia Trajetos. O trabalho chegou às plataformas digitais nesta segunda-feira (20) e o show de lançamento acontecerá no próximo dia 30 no Casbah, em Olinda. Os ingressos serão contribuição voluntária.
“São cinco músicas que dialogam bastante com o jazz contemporâneo, com muita influências da música regional nordestina: baião, maracatu, ritmos afro-brasileiros, tudo isso costura o projeto de forma bem sutil. Tem também uma balada, tem valsa, mas nada no formato tradicional do jazz e tudo bem brasileiro”, explica o músico.
Entre as faixas que compõem o trabalho está “Dal”, feita em homenagem a sua avó. “Minha avó se foi no começo desse ano e é até difícil pra mim descrever o que é essa música, sabe? Inclusive, é a única música do EP que tem vocal”, conta. Para a voz da canção, o músico convidou a cantora pernambucana Vitória Cavalcanti.
A banda base que acompanha o músico é formada por Filipe de Lima no baixo elétrico e Silva Barros na bateria. Também participam de algumas canções o contrabaixista Jorge Soares, o trompetista Fabinho Costa e o multi-instrumentista Henrique Albino.
A gravação de Trajetos ocorreu com todos os músicos tocando ao vivo, simultaneamente, no estúdio como acontece nas jams sessions. O EP teve masterização e mixagem de Vinicius Aquino.