Greve dos roteiristas de Hollywood: sindicato e grandes estúdios retomam negociações

Reuniões voltam a acontecer pela primeira vez desde maio, quando a categoria entrou em greve. Entre as principais reivindicações estão melhores condições de trabalho, proteção dos direitos autorais e a regulamentação do uso de IA na produção de conteúdo

364214305 675167647984124 8142233006281789087 n
A greve dos roteiristas de Hollywood já dura mais de três meses. (Foto: Reprodução/Facebook/Writers Guild of America West).

O Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos (em inglês, Writers Guild of America – WGA) e a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), entidade que representa os grandes estúdios hollywoodianos, voltaram a conversar nesta terça-feira (1º). Segundo a agência Reuters, a iniciativa foi da AMPTP, que entrou em contato com o comitê de negociação do WGA para uma nova reunião.

É a primeira vez que as duas partes retomam as conversas desde maio, quando as negociações fracassaram e a categoria entrou em greve. A AMPTP responde em nome de Walt Disney, Netflix, Warner Bros Discovery e outros estúdios.

Em julho deste ano, o SAG, Sindicato dos Atores de Hollywood, se uniu aos roteiristas em greve nesta que pode ser a maior greve da história da indústria. Entre as principais reivindicações estão melhores condições de trabalho e remuneração, além da proteção dos direitos autorais e a regulamentação do uso de Inteligência Artificial na produção de conteúdo.

De acordo com a Variety, a notícia de retomada das conversas foi recebida com entusiasmo por membros da indústria, que têm comentado sobre a possibilidade de avanço nas negociações há mais de três meses paradas.