“Grande Sertão”, de Guel Arraes, estreia na abertura do Cine PE 2024

Filme chega ao Brasil depois de ser premiado em festival na Estônia

Copia de Post Noticias Padrao 57 1
Luisa Arraes e Caio Blat vivem romance Diadorim e Riobaldo (Foto: Gustavo Adba/ Divulgação)

Grande Sertão, filme mais recente de Guel Arraes, estreia no dia 6 de junho, na abertura da 28ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual. Adaptação do clássico Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, o longa chega ao público pernambucano dentro da Mostra Hors Concours, em sessão gratuita que contará com a presença do cineasta.

Para o diretor do festival, Alfredo Bertini, é uma honra contar com a estreia da produção na noite de abertura do Cine PE. “Esse filme não apenas enriquece nosso festival com sua qualidade cinematográfica, mas também representa uma homenagem à rica cultura e à literatura brasileira. Estamos emocionados por compartilhar essa obra com nosso público e celebrar o talento e a criatividade de Guel e sua equipe”, comentou.

Exibido na 27ª edição do Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF), na Estônia, em novembro de 2023, o filme recebeu o prêmio de melhor direção para Guel Arraes na categoria Critic’s Picks. Uma das grandes apostas do cinema nacional neste ano, o filme é produzido pela Paranoïd Filmes em coprodução com a Globo Filmes e é distribuído pela Paris Filmes.

Estrelado por Caio Blat (Riobaldo) e Luisa Arraes (Diadorim), o filme transpõe o universo da violência dos jagunços do sertão para o território das organizações criminosas de uma periferia urbana, cercada por muros gigantescos, em um tempo indeterminado. A história, narrada em tom épico, segue a trajetória de Riobaldo, professor que ingressou no bando por amor a Diadorim, um dos bandidos.

Neste ano, o Cine PE acontece de 6 a 11 de junho, com sessões noturnas gratuitas no cinema do Teatro do Parque. A programação completa e demais detalhes serão divulgados em breve.

Serviço:
28ª edição do Cine PE
Data: 6 a 11 de junho de 2024
Local: Cinema do Teatro do Parque
Ingressos: entrada gratuita