Grand Petit Concert leva repertório franco-brasileiro ao Teatro de Santa Isabel

Espetáculo integra a programação do Ano da França no Brasil e tem entrada gratuita

Copia de Imagem post padrao 1 13
Foto: Roberto Jaffier/Divulgação.

O Teatro de Santa Isabel, no Recife, recebe no dia 25 de abril, às 20h, o Grand Petit Concert, espetáculo musical que integra a programação do Ano da França no Brasil, iniciativa que celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre França e Brasil. Com entrada gratuita, os ingressos podem ser retirados pela plataforma Guichê Web.

Idealizado pela Aliança Francesa, o projeto propõe um repertório que estabelece conexões entre a música francesa e brasileira. Clássicos da canção francesa, como os interpretados por Édith Piaf, Charles Trenet e Zaz, serão apresentados em ritmos brasileiros como choro, xote, baião e samba. A proposta inclui ainda canções brasileiras interpretadas em francês, como obras de Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Chico Buarque.

A direção musical é de Betto do Bandolim, com arranjos de Bozó 7 Cordas, que também atuou na formação do conjunto musical. “Escolhemos os instrumentos pelo timbre. O grave do violoncelo, o mediano do violão, a sanfona, mais aguda, que está muito presente na música francesa, o bandolim, com seu agudo extremo e a percussão, que dá o tom brasileiro”, afirma Betto.

O conjunto formado para a ocasião conta com Fabiano Menezes (violoncelo), Alex Sobreira (violão 7 cordas), Dan Duarte (pandeiro e cajón), Chiló (acordeom) e o próprio Betto, no bandolim e violão tenor. Os vocais ficam por conta de Kelly Rosa e Milton Raulino, que interpretam trechos solo e duetos.

A concepção do projeto partiu de integrantes do conselho de administração da Aliança Francesa, em articulação com as diretrizes do Ano da França no Brasil. “Dar uma nova roupagem ao repertório que escolhemos foi um trabalho artesanal feito com muito cuidado pelos mestres Betto do Bandolim e Bozó 7 Cordas. Juntar essa turma de talentosos músicos também coube a essa dupla. O resultado está incrível. Mas vou deixar que o público faça seu julgamento e se delicie com esse primor de concerto”, declara Rúbia Campelo, da curadoria do evento.

Composto por 15 canções, o repertório inclui títulos como Non, je ne regrette rien e La vie en rose, de Édith Piaf, e Que reste-t-il de nos amours? e Douce France, de Charles Trenet. Entre as músicas brasileiras em francês estão La chanson d’Orphée (Manhã de Carnaval), de Luis Bonfá e Antonio Maria, Les eaux de mars (Águas de Março), de Tom Jobim, e Samba Saravah, versão de Samba da Benção, de Vinicius de Moraes, interpretada em dueto.

“Gosto de interpretar a forma de cantar dos franceses. A música brasileira tem o molejo e a francesa é mais requintada. Deu uma liga gostosa”, comenta o cantor Milton Raulino. A cantora Kelly Rosa, que já realizou um espetáculo dedicado à música francesa em 2020, divide os vocais com Raulino.

Para o acordeonista Chiló, esta é a primeira experiência com o repertório francês. “Os arranjos estão sofisticados, com muita dissonância. Nesse trabalho, especialmente, a dinâmica está sendo bem diferente, com ataques de acordes e melodia intercalados”, afirma. Já o percussionista Dan Duarte observa: “A percussão abrasileira a música francesa. Ela imprime o nosso suingue e sotaque à música francesa.”

O projeto tem produção artística da Tudo Produções, de Toninho Rocha, com patrocínio da Nagem e apoio institucional do Consulado da França, UNESCO/Recife Cidade da Música, Prefeitura do Recife, Fundarpe e Governo de Pernambuco.

Serviço:
Grand Petit Concert
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, 233 – Santo Antônio, Recife)
Data: Sexta-feira, 25 de abril
Horário: 20h
Classificação etária: Livre para todas as idades
Ingressos: Gratuitos, com retirada na plataforma Guichê Web
Mais informações: @grandpetitconcert