Governo de Pernambuco intitula seus novos Patrimônios Vivos 

Evento acontece nesta quinta (17) no Teatro de Santa Isabel

Ile Nago Axe Orixala Talabi Foto de Uenni Mirielle
Ilê Nagô Axé Orixalá Talabi é um dos novos Patrimônios. Foto: Uenni Mirielle. (Divulgação).

A titulação dos dez novos Patrimônios Vivos do Estado pelo Governo de Pernambuco acontecerá nesta quinta (17), também Dia Nacional do Patrimônio Histórico. O evento terá sede no Teatro de Santa Isabel, a partir das 9h.

Como parte da programação da 16ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural, o evento condecora As Cantadeiras do Povo Indígena Pankararu, de Tacaratu (Sertão de Itaparica); Afoxé Alafin Oyó, de Olinda (Região Metropolitana do Recife); Reisado da Comunidade Quilombola do Saruê, de Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco); Caboclinho Canindé de Goiana (Zona da Mata Norte); Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, de Olinda (Região Metropolitana do Recife); forrozeiro Assisão, de Serra Talhada (Sertão do Pajeú); Coco de Roda Negros e Negras do Leitão da Carapuça, de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú); Mestra Nilza Bezerra da Bonequinha da Sorte de Gravatá (Agreste Central); Ilé Axé Oxalá Talabi, de Paulista (Região Metropolitana do Recife); e Mestra Vera Brito, de Vicência (Zona da Mata Norte), artesã que confecciona bonecas com fibra de bananeira e palha de milho.

A eleição para a escolha dos novos mestres, mestras e grupos culturais a receberem o título de Patrimônio Vivo aconteceu na última quinta-feira (10), durante reunião presencial do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE), na Academia Pernambucana de Letras.

Ainda nesta quinta-feira (17), também no Teatro de Santa Isabel, será realizada a entrega do 8º Prêmio Ayrton Almeida de Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Os vencedores das categorias de Formação; Promoção e Difusão; e Acervos Documentais e Memória Cultural podem ser conferidos aqui.

Serviço:

Titulação dos dez novos Patrimônios Vivos de Pernambuco | Entrega do 8º Prêmio Ayrton Almeida de Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Quinta-feira (17), às 9h

Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n – Santo Antônio – Recife)

Entrada gratuita

Clique aqui e confira a programação completa da 16ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco