A Igreja de São Pedro Mártir de Verona, localizada no Sítio Histórico de Olinda, será submetida a obras de restauro com a publicação da licitação para contratação da empresa responsável pela recuperação do templo. A licitação foi divulgada na edição do Diário Oficial de 26 de julho e terá execução pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio do Novo PAC. O investimento previsto é de R$ 1,2 milhão, com prazo estimado de oito meses a partir da ordem de serviço.
- Leia também: Obra “KilomboAldeya”, de Matheus Ribs, é alvo de censura durante festival em Petrópolis e gera repercussão nacional
Fechada desde 2015, a igreja passará por intervenções estruturais e de conservação que incluem a recuperação das fachadas, pisos, esquadrias e cobertura, além da renovação das instalações elétricas, sistema de iluminação, adequação à acessibilidade e implantação de infraestrutura para prevenção e combate a incêndios.
“A Igreja de São Pedro Mártir faz parte da identidade histórica do município de Olinda. Através da Fundarpe, o Estado tem restaurado importantes patrimônios que não receberam a devida conservação ao longo do tempo. Agora, estamos cuidando dos nossos bens para preservar a memória, a cultura e a identidade do povo pernambucano”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destacou o impacto da requalificação para a comunidade. “A requalificação da Igreja de São Pedro Mártir é mais um passo no compromisso da gestão com a valorização do nosso patrimônio histórico. Iremos devolver à população um espaço de fé, de memória e de história. Sua reabertura, após uma década fechada, representará o reencontro de Olinda com parte essencial de seu patrimônio afetivo e simbólico.”
A restauração integra um conjunto de ações promovidas pelo Governo de Pernambuco para valorizar o patrimônio histórico e cultural do Estado. Entre os projetos em andamento estão obras no Mosteiro de São Bento, na Igreja Matriz de Santo Antônio, a requalificação do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, do Cine Theatro Guarany, do Cinema São Luiz, além do restauro dos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, em Fernando de Noronha.
A Igreja de São Pedro Mártir de Verona é um dos templos mais emblemáticos de Olinda. Situada no bairro do Amparo, próximo à Praça do Carmo, a irmandade foi instituída em 1711. A atual construção data da segunda metade do século XVIII, após o desabamento da antiga matriz, e apresenta estilo predominantemente barroco. O templo possui nave simples e abriga imagens sacras de valor artístico e devocional, sendo palco de celebrações religiosas e manifestações culturais que compõem a identidade histórica e espiritual da cidade.


