A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, responsável pelo Globo de Ouro, criou duas novas categorias, dedicadas a filmes blockbuster e a especiais de stand-up. As informações são da revista Variety.
As mudanças se inserem em um contexto de busca de mais relevância para a premiação, que foi alvo de críticas após denúncias de abusos de poder, racismo e corrupção entre os organizadores, como compra de votos.
A primeira categoria, chamada de “conquista em cinema e bilheteria”, concorrerão filmes de alcance global e que estiveram entre os mais vistos (no caso de streaming) ou com maior bilheteria. Porém, esses filmes precisarão ter o que o prêmio chamou de “excelência cinematográfica”.
Serão oito indicados, que terão como parâmetro uma bilheteria acima de 150 milhões de dólares (sendo 100 milhões arrecadados nos EUA). No caso do streaming, os filmes deverão informar dados de audiência.
Já a seção de stand-up vai premiar humoristas que lançaram especiais do gênero ao longo do ano, com no máximo 30 minutos. Serão seis indicados ao todo.
O Oscar já tentou criar uma categoria parecida, para filmes mais pop, mas a reação do mercado foi muito negativa e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas recuou.
O Globo de Ouro será entregue no dia 7 de janeiro e as mudanças já valem para a premiação do ano que vem.