Em cerimônia realizada na noite dessa terça-feira (10), a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) premiou o melhor do cinema e da televisão com os troféus do Globo de Ouro 2023. Os Banshees de Inisherin e Os Fabelmans foram os grandes vencedores do cinema. Já na TV, o protagonismo ficou por conta de The White Lotus e Abbott Elementary. Entre os atores e atrizes premiados individualmente estão Angela Bassett, Cate Blanchett, Austin Butler, Michelle Yeoh, Jeremy Allen White e Jennifer Coolidge.
Os Fabelmans, de Steven Spielberg, levou para a casa o troféu de Melhor Filme de Drama, uma das principais honrarias da premiação, e rendeu também a Spielberg o prêmio de Melhor Direção. Esta é a terceira vez que o diretor é eleito o vencedor desta categoria no Globo de Ouro.
Outro ponto alto da noite foi a entrega do troféu de Melhor Atriz Coadjuvante a Angela Bassett pelo seu trabalho em Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre, no qual interpretou a Rainha Ramonda. A vitória dela representa um grande marco para as produções da Marvel: é a primeira vez que um filme do estúdio conquista as principais categorias de atuação de uma premiação. Em um discurso emocionado, Bassett agradeceu os fãs da franquia e homenageou a memória do ator Chadwick Boseman, morto em 2020 após lutar contra um câncer.
A segunda temporada de The White Lotus, série original da HBO Max, faturou dois troféus. Além da grande honraria de Melhor Minissérie ou Filme para a TV, a atriz Jennifer Coolidge também foi premiada Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu trabalho na série.
Ao todo foram 27 categorias e a maioria dos vencedores subiram ao palco para receber o prêmio, mas Zendaya, Cate Blanchett, Amanda Seyfried e Kevin Costner não estiveram presentes.
Esta 80ª edição do Globo de Ouro representou uma tentativa de recuperação, por parte da HFPA, da credibilidade e relevância do evento. A última edição foi marcada por críticas e boicotes em razão da exclusão de negros e mulheres e da falta de diversidade entre os membros da entidade.