O diretor, roteirista e produtor George Lucas irá receber a Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes, que acontece entre os dias 14 e 21 de maio, na Riviera Francesa. O artista assinou filmes clássicos da cultura pop como a franquia Star Wars e Indiana Jones.
O festival definiu Lucas como uma “lenda de Hollywood”, que influenciou toda a indústria. A estreia do diretor, ao lado de Francis Ford Coppola, THX 1138, de 1971, concorreu em Cannes na Quinzena dos Realizadores daquele ano.
“Como Tolkien na literatura [George Lucas] imaginou um universo, com sua geografia, populações, idiomas, valores morais e até mesmo veículos. Essa ambição excepcional, que inicialmente assustou os produtores da 20th Century Fox e levou a uma pós-produção exaustiva, foi, no entanto, a receita para um sucesso sem precedentes”, disse o festival, em comunicado à imprensa.
Star Wars tem hoje nove filmes lançados e diferentes conteúdos derivados, de séries de TV a quadrinhos. A produtora de Lucas, a Lucasfilm, foi comprada pela Disney em 2012.
“O Festival de Cannes sempre ocupou um lugar especial no meu coração. Fiquei surpreso e eufórico quando meu primeiro filme, THX-1138, foi selecionado para ser exibido em um novo programa para diretores iniciantes chamado Quinzena dos Realizadores”, disse George Lucas. “Estou verdadeiramente honrado por este reconhecimento especial que significa muito para mim”, completou.