Garanhuns sedia 3ª Edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra no Julho das Pretas

Evento reúne escritores, debates e lançamentos literários em um ambiente acessível e inclusivo

Copia de Imagem post padrao 2 4
Jaqueline Fraga é uma das palestrantes confirmadas. (Foto: Ed Machado/Divulgação.)

No próximo dia 27 de julho, a cidade de Garanhuns receberá a 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra, em celebração ao Julho das Pretas. O evento, que ocorrerá na Casa UFAPE, localizada na Rua Padre Agobar Valença, nº 145, no bairro de Heliópolis, tem entrada gratuita.

O festival começará às 13h e se estenderá até às 20h. A abertura oficial contará com o painel Esse Lugar Também é Meu: Mulher, Negra e Escritora, com as palestrantes Iaranda Barbosa e Debora Ramos, e mediação de Stephany Metódio.

Dando continuidade, a mesa temática Poesia na Fala e nos Versos: Representatividade e Ancestralidade reunirá Zezinha do Coco como palestrante e Márcia Félix como mediadora. O terceiro painel do dia, intitulado O Poder da Literatura e da Intelectualidade na Construção Social e Política, contará com as participações de César Monteiro e Nilson Carvalho, sob mediação de Celina Berto.

Outro destaque do festival será o painel Livros-reportagens: Quando o Jornalismo e a Literatura se Unem, que trará a jornalista Jaqueline Fraga como palestrante e Fernanda Limão como mediadora. Durante este painel, Jaqueline Fraga lançará seu livro Movento Estruturas.

Além dos painéis, haverá sorteio de livros entre os participantes e uma sessão coletiva de autógrafos com os autores presentes. O evento será encerrado com um sarau poético de microfone aberto, proporcionando espaço para que moradores, escritores, artistas e a comunidade local compartilhem suas obras. Todos os painéis contarão com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Idealizado e coordenado pela jornalista Jaqueline Fraga, o festival é patrocinado pelo Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura. “Estou feliz de poder trazer para a cidade, pela primeira vez, esse evento tão significativo para que, juntos, possamos debater, refletir e comemorar o trabalho que vem sendo feito por nossas autoras e autores do interior do Estado”, afirma Jaqueline.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento.

Serviço:
Evento: 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra
Data: 27 de julho (sábado)
Horário: 13h às 20h
Local: Casa UFAPE, Rua Padre Agobar Valença, nº 145, Bairro de Heliópolis, Garanhuns, PE
Entrada: Gratuita