Uma das figuras mais emblemáticas do Carnaval pernambucano, o Galo da Madrugada teve sua caracterização anunciada nesta sexta (26), no ateliê do artista plástico Leopoldo Nóbrega, no Recife. No quinto ano responsável pela conceitualização e produção do Galo Gigante, Nóbrega contou com a contribuição de entidades de Pernambuco para a produção dos elementos que serão usados pela calunga. O tema deste ano será “Galo Gigante da Paz”.
Em 2024, o Galo reconhece o valor e a necessidade de preservação dos povos originários, os direitos da pessoa idosa e pede pela paz mundial, com cada um desses aspectos presente em alguma parte da estrutura.
Entre as entidades convidadas pelo artista plástico estão: a Assosiação Nacional de Idosos (Anati), a Coopertextil Tacaratu; uma cooperativa da cidade de Tacaratu e do distrito de Caraibeiras, reconhecida pela produção de redes, e a Associação de Mulheres Guerreiras Pankararu.
Cada grupo será representado por um elemento específico: a crista grisalha faz alusão às pessoas idosas, para reforçar que o carnaval também é espaço da terceira idade. A partir do pescoço e pelas costas da calunga, ficará o manto sagrado, que honra os povos indígenas ao fazer uma referência ao Manto Sagrado Tupinambá, uma peça histórica dos nativos brasileiros que retorna ao Brasil depois de ser mantida na Dinamarca desde a época colonial.
Este ano o Galo também estará mais robusto e recebe um preenchimento no peitoral, que será decorado com peças da tradicional renda renascença e a figura da sombrinha de frevo no centro. Nas pernas, as redes produzidas pela Coopertextil Tacaratatu finalizam a estrutura. Este ano o Galo Gigante sobe na ponte Duarte Coelho no dia 7 de fevereiro.