A Galeria Massangana, localizada na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Casa Forte, Recife, recebe a exposição coletiva O Lugar do Efêmero e do Inesgotável. A mostra reúne obras produzidas ao longo de sessões de modelo vivo realizadas entre outubro de 2024 e março de 2025, no âmbito do projeto Atelier Risco!, apoiado pelo Funcultura.
A exposição conta com cerca de 200 desenhos em diversas técnicas, além de 41 fotografias que registram as sessões de modelo vivo, sendo a maioria das imagens de autoria do fotógrafo Walton Ribeiro. A curadoria da exposição é assinada por Guilherme Moraes, que optou por manter a proposta original do projeto Atelier Risco!, que promove uma abordagem aberta e experimental à arte do modelo vivo.

O Atelier Risco! teve início em outubro de 2024 no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) e promoveu 14 sessões com artistas de diferentes linguagens, oferecendo um espaço de experimentação e troca entre participantes, permitindo que qualquer pessoa, independentemente da formação artística, se envolvesse nas atividades, desde que levasse seu material de desenho.
A exposição O Lugar do Efêmero e do Inesgotável é resultado de uma parceria entre o Atelier Risco!, o Museu do Homem do Nordeste e a Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e faz parte da pesquisa acadêmica Situações Artísticas e Pedagógicas na Prática Criativa com Modelo Vivo, coordenada por Bruna Rafaella Ferrer. A pesquisa visa revisar a prática tradicional de modelo vivo, oferecendo uma abordagem inovadora na qual o modelo assume o papel de provocador da criação artística, sem seguir uma “receita” de certo ou errado.
A exposição ficará aberta ao público até o dia 2 de abril, com visitação de terça a sexta-feira, das 08h30 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.