A Fundarpe promove nesta quinta (20), no Dia da Consciência Negra, o evento Afro PE – Vozes Ancestrais no Observatório Cultural Torre Malakoff, no Recife. A partir das 15h, o público terá acesso gratuito a debates, atividades gastronômicas ligadas às comidas de terreiro e apresentações de Maracatu Nação Maracambuco e do grupo Bongar, que recebe Caetana, Uana e Gabriel Sá.
A programação integra ações do Governo de Pernambuco voltadas à ampliação do acesso aos equipamentos culturais e à valorização da arte afro-brasileira. A iniciativa destaca a presença de grupos e artistas da cultura popular e da nova cena musical pernambucana.
Segundo Carla Pereira, diretora de Ações Culturais da Fundarpe, o evento marca uma homenagem ao 20 de novembro com atividades que reúnem música, discussão pública e manifestações tradicionais. Ela destaca a proposta de abrir o Malakoff para ações gratuitas voltadas à cultura negra.
O início das atividades está previsto para as 15h, com a recepção do público pelo Maracatu Nação Maracambuco, referência do maracatu de baque virado reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan. No mesmo horário, o Polo de Cultura Alimentar apresenta preparações ligadas às tradições de terreiro.
Às 16h, a Mesa de Debates reúne Jadion Helena, Gabriel Sá e Uana para discutir arte, memória e representatividade da população negra na produção contemporânea do Estado. O show do Bongar encerra o evento às 18h, com participação de Caetana, Uana e Gabriel Sá.
Serviço:
Afro PE – Vozes Ancestrais. Quinta (20), a partir das 15h, no Observatório Cultural Torre Malakoff (Praça do Arsenal, S/N, Bairro do Recife, Recife-PE). Entrada gratuita. Informações: (81) 3184-3180

