Fotógrafo Mateus Sá lança galeria online com registros do patrimônio cultural pernambucano

Projeto reúne mais de 20 anos de acervo analógico, com imagens inéditas e recursos de acessibilidade

Copia de Imagem post padrao 2 10
Foto: Mateus Sá/Divulgação.

O fotógrafo e artista visual Mateus Sá disponibilizou uma nova galeria online reunindo parte de sua produção autoral, fruto do projeto O acervo como fonte de pesquisa autoral, que realizou o inventário de mais de 20 anos de trabalho analógico. O material reúne imagens inéditas que retratam manifestações culturais, territórios e populações das diversas regiões de Pernambuco – do Sertão à Zona da Mata, passando pelo Agreste, Região Metropolitana do Recife e o arquipélago de Fernando de Noronha.

O acervo, com cerca de 10 mil peças, foi objeto de um processo de catalogação, higienização, digitalização e acondicionamento ao longo de 12 meses. “Usamos diversos procedimentos técnicos para recuperar materiais que estavam em diferentes suportes, como negativos coloridos e em preto e branco, slides e fotografias impressas”, explica Mateus Sá. O resultado é uma galeria que reúne fotografias e um vídeo inédito em formato híbrido entre making of e videoarte, revelando bastidores da pesquisa.

O projeto contou ainda com a participação da Centrae – Soluções em Acessibilidade, que aplicou recursos como legenda LSE e janela de Libras no vídeo, além de audiodescrição e texto alternativo nas imagens, garantindo o acesso também a pessoas com deficiência auditiva e visual.

Mateus Sá é especialista em Cultura e Comunicação e co-fundador da Escola Livre de Imagem e do FotoLibras. Sua produção destaca personagens protagonistas da cultura popular pernambucana, como povos indígenas, quilombolas, pescadores, romeiros, além de representantes de Maracatus Rurais e Nação, Caboclinhos, Bois, Ursos, Pretinhas do Congo, Burrinhas e expressões das religiões de matriz africana e da Jurema. O projeto teve incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).