A Exposição Foto Preta reúne trabalhos de 20 artistas negros selecionados por chamada pública exclusiva para fotógrafos profissionais ou amadores que retratam temáticas afrocentradas. As obras contemplam produções de diferentes regiões do estado, incluindo Barreiros, Belo Jardim, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paudalho, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife e Vitória de Santo Antão. A mostra abre ao público nesta segunda-feira (17), na Galeria de Arte Capibaribe, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com entrada gratuita.
Com curadoria do fotógrafo e artista visual Ronald Cruz, a exposição parte da compreensão da negritude como sistema de conhecimento, sensibilidade e espiritualidade. Segundo o curador, a imagem produzida por sujeitos negros a partir de seus próprios repertórios atualiza memórias e presenças que estruturam a continuidade das existências negras em Pernambuco.
“A mostra parte do entendimento de que a imagem fotográfica, quando produzida por sujeitos pretos a partir de seus próprios repertórios de vida, não apenas registra, mas atualiza gestos, memórias, saberes e presenças que estruturam a continuidade das existências negras em Pernambuco”, diz Cruz, via e-mail.
A abertura ocorre às 10h, com visitação mediada pelo curador e tradução simultânea em Libras. Na primeira semana, a programação inclui a oficina “Foto Preta, Olhar Atento”, na quarta-feira (19), às 9h, voltada a debates sobre mediação cultural, raça, território e ancestralidade, com inscrições gratuitas pelo formulário. No mesmo dia, às 14h30, haverá um bate-papo com o curador e artistas no Miniauditório 02 do CAC/UFPE.

O público também poderá participar de uma votação popular na página da mostra no Instagram, cujo resultado será divulgado no encerramento, junto ao catálogo digital. Todas as obras contam com audiodescrição, e as atividades contam com tradução simultânea em Libras.
A Foto Preta foi contemplada pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, com recursos da PNAB/Minc. Fotos e materiais estão disponíveis no link do release.
Serviço: 17 de novembro de 2025, às 10h, na Galeria de Arte Capibaribe – CAC/UFPE (Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife/PE). Visitação de segunda a sexta, das 8h às 20h, até 17 de dezembro. Entrada gratuita.

