Fogo Fátuo: Novo filme de João Pedro Rodrigues será exibido no Brasil junto com curta sobre entregador

FOGO FATUO 02
Foto: Divulgação.

O mais novo filme de João Pedro Rodrigues (O Ornitólogo e O Fantasma), Fogo Fátuo, chegará aos cinemas brasileiros em 20 de julho. A exibição também contará com o premiado curta brasileiro Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli.

João Pedro Rodrigues é um dos diretores mais celebrados do cinema português atualmente. A chegada de seu novo longa traz uma experiência pouco explorada no circuito comercial brasileiro: um filme relativamente curto de 67 minutos e um curta-metragem de 20 minutos, ambos dialogando entre si na forma e no conteúdo.

O filme foi exibido em Cannes e venceu o prêmio de direção no Festival Internacional de Bruxelas. Fogo Fátuo é uma comédia musical inusitada que se passa no futuro, em que, no seu leito de morte, um rei se lembra da própria juventude, quando aspirava a ser um bombeiro. Ao conhecer seu instrutor, um novo sentimento surge na vida dos dois, os transformando para sempre.

FANTASMA NEON 01
Foto: Divulgação.

Fantasma Neon, um musical para o Brasil de hoje

Em Fantasma Neon, também apostando no mesmo terreno da fantasia, o protagonista é um entregador de aplicativo que sonha em ter uma moto, e esse seu desejo se torna um musical. O filme foi eleito como o melhor curta brasileiro de 2022 pela Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, além de ter sido premiado em Gramado (melhor curta, diretor, ator, júri da crítica e Prêmio Canal Brasil), Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo (um dos 10 Favoritos do Público), Festival do Rio (melhor direção da Mostra Novos Rumos), e Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade (melhor direção).

Exibido ao redor do mundo, o filme foi premiado no Festival de Locarno como melhor curta internacional; em Cinélatino Rencontres de Toulouse, foi ganhador do prêmio de público e especial do júri; e no Festival Biarritz Amérique Latine, como melhor curta. Também foi exibido, entre outros, no San Sebastián International Film Festival, BFI London Film Festival e Clermont-Ferrand International Short Film Festival.

Leia mais: cinema brasileiro