O documentário Swingueira, dos diretores Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula vai ganhar uma exibição no Canal Brasil na próxima terça-feira (12), às 19h. O longa tem como tema o Swing, um dos ritmos mais populares nas periferias do Nordeste.
Abordando esse fenômeno musical como eixo principal, o documentário acompanha a vida de quatro jovens dançarinos da swingueira durante um campeonato de dança do Ceará e, em paralelo, suas vidas pessoais. O desejo de viver da arte é um dos sentimentos que permeiam os jovens durante todo o filme, enquanto enfrentam transformações e reviravoltas na vida para além da dança.
Swingueira foi filmado por cinco anos, de 2015 a 2020 e conta com sensibilidade a história dos jovens em transição da adolescência para a vida adulta que se apoiam no ritmo para enfrentarem a realidade dura em que estão inseridos.
Um dos diretores, Roger Pires afirmou sobre o filme: “A swingueira é o pano de fundo para mostrar a vida desses jovens nordestinos que fazem da dança um hobby nos momentos de lazer. Por trás daquela alegria, há uma realidade bem mais dura enfrentada dia a dia por eles, que estão em uma fase de transição para a vida adulta”.
“Fazer parte dos grupos traz sensação de pertencimento para esses jovens e os torneiros concretizam isso, pois são verdadeiros espetáculos onde eles são verdadeiramente notados”, completou.