Um dos maiores festivais culturais do país o Festival de Inverno de Garanhuns é um dos eventos mais aguardados do ano, principalmente pelo público e pelos artistas locais. A edição de 2023, primeira edição produzida pela equipe de Raquel Lyra (PSDB), foi marcada por algumas polêmicas ligadas tanto a organização e produção do evento – que teve uma diminuição nos dias de festival, com apenas nove dias – até a programação, distribuição e escala dos shows nos polos artísticos.
Depois do festival, Sivaldo Albino (PSB), prefeito de Garanhuns afirmou por meio de um vídeo postado em suas redes sociais que a partir de 2024, o FIG seria produzido apenas pelo governo municipal. Além dos posts, o prefeito também fez críticas sobre a “desorganização” do festival e ainda afirmou que, por conta do governo estadual, a festa foi uma frustração cultural e econômica
Dias depois do anúncio feito por Albino, a conta oficial do FIG no Instagram – que é gerida pelo Governo do Estado – confirmou em um post que o festival aconteceria do dia 18 ao dia 28 de julho; informação que foi contestada nos comentários pelo perfil do prefeito de Garanhuns.
Na última terça-feira (02), a prefeitura de Garanhuns anunciou a lista de atrações nacionais do Polo Mestre Dominguinhos e Albino afirmou que a alternativa de co-realização do festival foi recusada pela gestão municipal para que não fossem cometidos os mesmos erros do ano passado.
Desde então, em diversas entrevistas, o governo do Estado tem se pronunciado através da Fundarpe sobre os conflitos com a prefeitura. A diretora da Fundarpe, Renata Borba, afirmou que a prefeitura de Garanhuns propôs que o governo do Estado não tivesse participação no Polo Mestre Dominguinhos, e que a participação nos demais espaços do evento aconteceria após determinações da prefeitura. A proposta foi recusada pela gestão estadual.
Nessa quarta-feira (03), Sivaldo Albino, em entrevista à CBN Caruaru falou sobre o histórico de negociações entre a prefeitura e governo do Estado. Segundo ele, três reuniões aconteceram ao longo de março e surgiu a proposta em que a o custo seria igualmente dividido entre as duas partes, além da igualdade na autoridade da prefeitura na condução do festival de forma geral. Mas essa foi proposição foi recusada pela equipe de Raquel Lyra, que reforçava uma participação maior do Estado na produção do evento.
A contraproposta da prefeitura foi feita, novamente apostando na divisão de investimento, que foi respondida com um pedido de análise dos contratos dos artistas. O pedido foi negado, e a prefeitura manteve a sua proposição em aberto, mas não houve resposta por parte do Governo do Estado.
Na entrevista, o prefeito também explicou que chegou a ele uma proposta que “não veio no papel”, e que, nessa sugestão, o governo estadual iria ressarcir a prefeitura dos valores gastos na contratação dos 13 artistas já contratados e que foram anunciados ainda em 2023. A proposta foi recusada pelo prefeito que disse ter deixado “muito claro que não era esse o desejo” da sua equipe.
Ainda relação à contratação, prefeito afirmou na entrevista que a contratação dos artistas nacionais foi feita com antecedência para que houvesse um período maior de organização, já que são atrações com uma demanda maior, e que os editais para contratação dos artistas locais devem sair no final de maio e início de junho.
Agora, o governo estadual afirmou que não será mais um realizador do FIG, mas ocupará o cargo de patrocinador. “Diante do que está posto, o Estado toma o posicionamento de recuar em relação a ser realizador do Festival de Inverno de Garanhuns, na sua 32ª edição. E aí a nossa proposta, que deve ser construída, é que o Estado entre como patrocinador e aí a gente deve construir um caminho para a valorização dos artistas pernambucanos que isso é o nosso compromisso, nossa responsabilidade”, declarou a presidente da Fundarpe em entrevista ao portal g1
De acordo com as datas divulgadas pela prefeitura de Garanhuns, o FIG acontecerá do dia 11 ao dia 28 de julho, datas diferentes das anunciadas pelo poder estadual. A grade já tem 32 nomes confirmados, todos artistas nacionais que se apresentarão no Polo Mestre Dominguinhos.
Programação Polo Mestre Dominguinhos
Quinta (11/07)
Roupa Nova
14 Bis
Sexta (12/07)
Joanna
José Augusto
Sábado (13/07)
João Bosco
Biquini Cavadão
Yahoo
Ritchie
Domingo (14/07)
Banda Eva
Margareth Menezes
Quarta (17/07)
Conde Só Brega
Raphaela Santos
Pablo
Quinta (18/07)
Os Paralamas do Sucesso
Toni Garrido
Barão Vermelho
Sexta (19/07)
Ana Carolina
Kell Smith
Maria Gadú
Sábado (20/07)
Pitty
Paulo Ricardo
Samuel Rosa
Domingo (21/07)
Art Popular
Fundo de Quintal
Péricles
Quarta (24/07)
Magníficos
Dorgival Dantas
Nattan
Quinta (25/07)
Wallas Arrais
Tribo de Jah
Edson Gomes
Sexta (26/07)
Teto
Hungria
Wiu
Sábado (27/07)
Zélia Duncan
AnaVitória
Jota Quest