Festival Varilux: com início nesta quinta, mostra francesa exibe 19 longas e homenageia Brigitte Bardot

Entre os destaques da programação está o drama Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, vencedor da Palma de Ouro em Cannes

ANATOMIA DE UMA QUEDA
O drama Anatomia de uma Queda levou a Palma de Ouro este ano. (Foto: Divulgação).

A partir desta quinta-feira (9), o Festival Varilux chega a sua 14ª edição, celebrando o melhor do cinema francês em 52 cidades brasileiras. No Recife, as sessões acontecem nas salas Derby e Museu da Fundação Joaquim Nabuco, no Moviemax Rosa e Silva e no Cinemark RioMar. A programação vai até o dia 22 de novembro.

Ao todo, são 19 longas-metragens em cartaz, entre dramas e comédias, a maioria ainda inéditos. Um dos destaques é Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Também está incluso o documentário Orlando, Minha Biografia Política, de Paul Preciado, que levou o Teddy Award, troféu que premia filmes queer no Festival de Berlim.

A homenageada deste ano é a atriz Brigitte Bardot, que ganha as telonas com exibições dos clássicos O Desprezo (1963), de Jean-Luc Godard, e E Deus Criou a Mulher (1956), de Roger Vadim. São Paulo e Rio de Janeiro recebem ainda sessões da minissérie biográfica Brigitte Bardot. A programação completa pode ser acessada no site do evento.