Festival Urbe-se abre inscrições para oficinas gratuitas de grafite e VJing

O artista multimídia Gools VJ e a grafiteira Nathê Ferreira ministram atividades no Memorial da Democracia

Copia de Imagem post padrao 2 5
Urbe-se, edição 2019, monumento "Tortura Nunca Mais". (Foto: Ingrid Abreu/Divulgação.)

O Festival Urbe-se 2024, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, promove uma série de atividades artísticas e culturais em espaços públicos de Recife, com foco na arte urbana e na tecnologia. A segunda edição do evento, que tem como proposta integrar a arte contemporânea à memória histórica da cidade, oferece duas oficinas gratuitas de grafite e VJing, com inscrições abertas até 10 de novembro.

No dia 13 de novembro, das 14h às 17h, o artista multimídia Gools VJ comandará a oficina VJing e Video Mapping. A atividade, com abordagem teórica e prática, visa introduzir os participantes ao universo do VJing (manipulação de imagens em tempo real em sintonia com a música) e às projeções mapeadas. Ao final da oficina, os inscritos irão colaborar na criação de uma obra coletiva em vídeo, que será projetada durante o festival.

No dia seguinte, 14 de novembro, Nathê Ferreira, grafiteira e educadora social, conduzirá a oficina de grafite, também das 14h às 17h. A atividade trará uma reflexão sobre o grafite como linguagem artística, com ênfase na sua abordagem social e na representatividade feminina. Durante o encontro, os participantes serão convidados a colaborar em um mural coletivo, a ser pintado nos jardins do Memorial da Democracia, localizado no Sítio Trindade.

Urbe se edicao de 2019 Casa da Cultura Credito Ingrid Abreu 3
Urbe-se, edição de 2019, Casa da Cultura. (Foto: Ingrid Abreu/Divulgação.)

Cada oficina disponibiliza 30 vagas, sendo que 50% delas são destinadas a pessoas negras, indígenas, com deficiência, moradores da periferia e da comunidade LGBTQIAPN+. O resultado será divulgado no dia 11 de novembro.

Além das oficinas, o Festival Urbe-se também contará com exposições, bate-papos e apresentações de video mapping em locais emblemáticos do Recife, como a Casa da Cultura e o Monumento Tortura Nunca Mais. Pela primeira vez, o evento se estenderá ao Memorial da Democracia de Pernambuco, no Sítio Trindade, que também receberá a exposição coletiva Arte, Cidade e Democracia. A mostra reunirá trabalhos fotográficos, esboços, livros e mapas que exploram a relação entre arte e espaço público no Recife.

O festival contará com a participação de diversos artistas e coletivos, incluindo Maurício Castro, Juliana Notari, Clara Nogueira, Coletivo IAE e o Coletivo Mutirão, que irão apresentar obras inéditas dialogando com a memória histórica dos espaços envolvidos. Além disso, a programação inclui uma animação do mural Batalha dos Guararapes, de Francisco Brennand (in memoriam), que será projetada no evento.

O Urbe-se 2024 tem incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco.