Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz inicia temporada com mais de 30 atrações

Evento conta com performances, debates e lançamentos de livros

Copia de Imagem post padrao 8
Foto: Marcos Pastich (PCR)/Divulgação.

A 21ª edição do Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz começa nesta sexta-feira (6) e vai até o domingo (8), com programação no Cineteatro do Parque e na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo. Este ano, o festival homenageia Heloísa Arcoverde e os centenários de César Leal, Maria do Carmo Barreto Campello e Osman Lins (in memoriam), e tem como tema Pontes Literárias, refletindo a conexão entre o Recife e a literatura contemporânea. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

“Neste novo momento do festival, nós queríamos trazer algumas reinvenções. Conexão, diferentes públicos, diferentes territórios, diálogos com a diferença… Sentir a literatura que é feita hoje e o Recife abraçando tudo isso. Com isso, chegamos ao tema Pontes Literárias, que reflete não só o Recife, mas também as pontes metafóricas que conectam a gente com tudo que o festival propõe”, afirmou Dado Sodi, curador do festival.

A programação do festival contará com mais de 30 atrações gratuitas, incluindo performances, debates e lançamentos de livros. A abertura será marcada pelo espetáculo musical Poesia Eletrônica, de José Paes de Lira, o Lirinha, às 20h, com a cerimônia de abertura começando às 19h30. “Lirinha é uma pessoa que vem da poesia. É sobre transversalidade. Tem a relação com a literatura, a música e o teatro. Esse encontro com a música é muito importante”, comentou André Brasileiro, gestor de cultura.

No sábado (7), as atividades do festival se deslocarão para a Avenida Rio Branco, no Recife Antigo. A programação começará às 9h com a Feira de Livros Miguel de Cervantes. Às 14h30, será realizado o lançamento do livro Choro e Frevo – Duas Viagens Épicas, de José Teles. Na sequência, às 15h, ocorrerá a mesa-redonda Pontes Literárias, com a participação de Bárbara Belloc (Argentina), Lourival Holanda e Wellington de Melo, mediada por Eduardo César Maia.

Às 16h30, será o lançamento do livro Vidas Secas em Cordel, de Josué Limeira. Às 17h, será apresentada a performance teatral De Adeus e Borboletas ou A Música do Silêncio, com Adriano Cabral, Márcia Luz, Miguel Cabral e Nina Sousa. Às 17h30, a mesa-redonda César, Maria e Osman: 300 Anos de Literatura contará com Anco Márcio, Delmo Montenegro e Renata Pimentel, mediada por Heloísa Arcoverde. A noite será preenchida com as Batalhas Cervantinas e o espetáculo Jogo de Cintura, de Bell Puã.

No domingo (8), o festival continuará na Avenida Rio Branco com uma programação voltada para o público infantil, incluindo os shows No Passinho do Movimento, do grupo Tintim por Tintim, e Caixinha de Ritmos, de Lulu Araújo. Às 14h30, será o lançamento do livro Obra Poética I – Arcoboleta (uma Rosa uma Leitora uma Barbárie), de Luís Serguilla. Às 15h, acontecerá a mesa-redonda Pontes com o Mundo, com a participação de Bárbara Belloc (Argentina), Luís Serguilha (Portugal) e Patrícia Vasconcellos, mediada por Rodrigo Vasconcellos.

Às 16h30, haverá uma sessão de autógrafos com Bárbara Belloc e Luna Vitrolira. Às 17h, a mesa-redonda Letra Digital contará com Clarice Freire, Luna Vitrolira e Pedro Vinicio, mediada por Eduardo César Maia. Às 18h, será realizada uma mesa de glosa Mulheres de Repente. O encerramento será com a apresentação Vozes do Recife, da Cia. Fiandeiros de Teatro, e o espetáculo O Poeta e a Rosa, de Kelly Rosa.

“Nesta edição, a estrutura cresceu e mudou de lugar na Rio Branco, para acolher melhor todas as plateias: tanto quem chegar lá para ver a programação, quanto quem estiver apenas passando e se surpreenda com a força da nossa produção cultural”, salienta o presidente da Fundação de Cultura, Marcelo Canuto.

Confira a programação:

Sexta-feira (6/9)

Cineteatro do Parque
R. do Hospício, 81 – Boa Vista
Entrada Gratuita

19h30 – Cerimônia de Abertura
20h – Poesia Eletrônica, com Lirinha
Entrega dos ingressos na bilheteria do Teatro do Parque, a partir das 18h

Sábado (7/9)

Av. Rio Branco, SN, Recife Antigo
Entrada Gratuita

9h – Feira do Livro Miguel de Cervantes
14h30 – Lançamento de livro Choro e Frevo – Duas Viagens Épicas, de José Teles
15h – Mesa-redonda Pontes Literárias, com Bárbara Belloc (Argentina), Lourival Holanda e Wellington de Melo. Mediação de Eduardo César Maia
16h30 – Lançamento do livro Vidas Secas em Cordel, de Josué Limeira
17h – Performance teatral De Adeus e Borboletas ou A música do Silêncio, com Adriano Cabral, Márcia Luz, Miguel Cabral e Nina Sousa
17h30 – Mesa-redonda César, Maria e Osman: 300 Anos de Literatura, Anco Márcio, Delmo Montenegro e Renata Pimentel. Mediação de Heloísa Arcoverde
19h – Batalhas Cervantinas, com Adelaide, Bruno Bicicastelo, Falik, Jessica Preta e Sofio           
20h – Bell Puã apresenta Jogo de Cintura

Domingo (8/9)

Av. Rio Branco, SN, Recife Antigo
Entrada Gratuita

9h – Feira do Livro Miguel de Cervantes
9h30 – No Passinho do Movimento, com Tintim por Tintim
10h – Caixinha de Ritmos, com Lulu Araújo
14h30 – Lançamento do livro Obra Poética I – Arcoboleta (uma Rosa uma Leitora uma Barbárie), de Luís Serguilla
15h – Mesa-redonda Pontes com o Mundo, com Bárbara Belloc (Argentina), Luís Serguilha (Portugal), Patrícia Vasconcellos. Mediação de Rodrigo Vasconcellos
16h30 – Sessão de autógrafos com Bárbara Belloc e Luna Vitrolira
17h – Mesa-redonda Letra Digital, com Clarice Freire, Luna Vitrolira e Pedro Vinicio. Mediação de Eduardo César Maia
18h – Mesa de glosa Mulheres de Repente
19h – Vozes do Recife, com Cia. Fiandeiros de Teatro
20h – O Poeta e a Rosa, com Kelly Rosa