A 22ª edição do Festival PREAMP acontece nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Cais do Alfândega, no Bairro do Recife, e apresenta uma programação gratuita com 18 shows. A Mostra Musical PREAMP reúne artistas emergentes e nomes já consolidados da cena pernambucana, promovendo um diálogo entre a tradição e as novas tecnologias na produção musical.
- Leia também: Xaolin Records lança “Camping das Minas”, projeto musical com 17 MCs do rap, funk e trap
Com o tema Minha memória é feita de passado, mas meu coração é cheio de futuro, o festival reforça a conexão entre a identidade cultural do estado e as inovações do setor musical. “A proposta deste ano foi promover uma reflexão sobre a relação entre o passado e o futuro. Sobre a necessidade de preservarmos a identidade musical pernambucana, mas em paralelo explorarmos novos sons, formatos e métodos de produção, de distribuição e de consumo musical”, destacou Fábio Cavalcante, coordenador geral do PREAMP 2025.
A programação do festival tem início nesta sexta-feira (21), a partir das 18h, com shows de Afoxé Oyá Alaxé, Jambre, TremSete, Marcelo Cavalcante, Zendo, Platônicca e Joyce Alane, além da discotecagem da DJ Nadejda nos intervalos.
No sábado (22), as atividades começam às 16h com um cortejo do Maracatu Nação Camaleão, que sairá da Praça do Arsenal em direção ao palco no Cais do Alfândega. A partir das 18h, sobem ao palco Edun Ará Sangô, Caetana, Briê, Voz Nagô, Etnia, Barbarize, Plugins e Otto, com discotecagem da DJ Infa Vermelho entre as apresentações.
A Mostra Musical PREAMP realizou um edital aberto, que recebeu mais de 200 inscrições de artistas de diferentes gêneros musicais. Seis deles foram selecionados por um comitê de curadoria formado por Dani Carmesim, Renato L. e João Cavalcanti.
Os artistas escolhidos – Jambre, TremSete, Marcelo Cavalcante, Caetana, Briê e Voz Nagô – receberão uma mentoria especializada voltada ao desenvolvimento de suas carreiras. Além disso, as três apresentações mais bem avaliadas terão uma vaga garantida na programação do Carnaval do Recife 2025.
Integrante da curadoria, a cantora e compositora Dani Carmesim ressaltou a importância da Mostra Musical para o fortalecimento da cena local. “O PREAMP sempre dá oportunidades para os artistas que estão começando e os que estão há muito tempo na estrada, como eu. E fortalece a cena não só na questão de levar novas bandas ao palco, mas também na formação, no aprimoramento do trabalho técnico desses artistas”, afirmou.
O Festival PREAMP é promovido pela Articulação Musical Pernambucana (AMP), com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O evento conta ainda com apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Ministério da Cultura (MinC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), UNIAESO, Compaz Recife, Museu Cais do Sertão, entre outras instituições e empresas parceiras.
Confira a programação:
Sexta-feira (21)
18h – Afoxé Oyá Alaxé
19h – Jambre
19h50 – TremSete
20h40 – Marcelo Cavalcante
21h30 – Zendo
22h20 – Platônicca
23h40 – Joyce Alane
DJ Nadejda nos intervalos
Sábado (22)
16h – Maracatu Nação Camaleão (cortejo com convidados)
18h – Edun Ará Sangô
18h50 – Caetana
19h40 – Briê
20h30 – Voz Nagô
21h20 – Etnia
22h20 – Barbarize
23h20 – Plugins
0h20 – Otto
DJ Infa Vermelho nos intervalos
Serviço:
Quando: Sexta (21/02), a partir das 18h | Sábado (22/02), a partir das 16h
Onde: Cais do Alfândega, Bairro do Recife, Recife-PE
Entrada gratuita
Mais informações: @oficial_amp