O Festival Pernambuco Meu País inicia nesta quinta-feira (24) sua segunda edição, com programação simultânea nas cidades de Salgueiro e Triunfo. Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundarpe, o evento contará com sete fins de semana de atividades em diferentes regiões do Estado.
- Leia também: Festival Pernambuco Meu País leva programação cultural gratuita a dez cidades do interior do Estado
Salgueiro será a primeira cidade a receber o festival, que acontece até o domingo (27) em mais de dez polos culturais. A programação inclui apresentações de artistas como Pablo, Xande de Pilares, Adilson Ramos, Xanddy Harmonia, Limão com Mel e Kelvis Duran. A abertura será marcada pela chegada da Trupe Pernambuco Meu País, que tomará as ruas com intervenções de circo, dança, música e teatro.
A Praça da Bomba recebe o palco principal, com shows que valorizam diferentes ritmos, como samba, brega, forró e arrocha. O espaço também será aberto com grupos de cultura popular, como o Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho e o Coral Aboios de Serrita. Além dos shows, haverá ações de formação, feiras de artesanato e gastronomia, cortejos com manifestações tradicionais e atividades voltadas ao público infantil.





Nesta edição, o festival lança o Forma PE, núcleo de formação voltado à profissionalização de artistas, produtores e artesãos, além do Fórum Cadeia Produtiva da Cultura. Outro destaque é o programa Rede PE, que reúne serviços e orientações de órgãos do Estado, como Funcultura, Detran-PE e AGE.
“O retorno do Pernambuco Meu País marca a consolidação de uma das mais importantes iniciativas de democratização e descentralização de políticas públicas em cultura que surgiram nos últimos tempos. Será o começo de mais uma linda jornada que mostrará, mais uma vez, a força da classe artística do Estado e a nossa vocação para a diversidade cultural, agora repleta de novidades”, afirma a secretária de Cultura, Cacau de Paula.
“O Festival Pernambuco Meu País chega à sua segunda edição consolidado como uma política pública, que promove a democratização do acesso à cultura no Estado, a partir da difusão das manifestações artísticas, nas diversas linguagens culturais. Com uma curadoria plural, construída com raízes sólidas, confirma o compromisso da governadora Raquel Lyra com a descentralização das ações do governo, valorização dos artistas pernambucanos e fortalecimento da economia criativa”, destaca a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
Em Triunfo, o festival reforça a programação da 67ª Festa dos Estudantes, com shows no palco Pernambuco Meu País, montado às margens do Lago João Barbosa. Entre as atrações confirmadas para os próximos dias estão Paulo Miklos, Walkyria Santos, Jorge de Altinho, Calcinha Preta, Trio Parada Dura e The Fevers.
A programação completa pode ser consultada nos perfis oficiais do evento no Instagram: @festivalpernambucomeupais e @culturape.


