Festival Panela do Jazz confirma sua edição 2025 para dia 25 de outubro

O homenageado da edição deste ano é o guitarrista, violeiro e compositor recifense Heraldo do Monte

Copia de Copia de Post Noticias 3 2
(Foto: Pablo Reis/ Divulgação)

O Festival Panela do Jazz confirma sua edição de 2025 para o próximo dia 25 de outubro, no Largo do Poço da Panela, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Recife. Totalmente gratuito, o evento já virou encontro marcado e xodó dos fãs e entusiastas da música instrumental brasileira, com um legado que vem sendo construído desde 2018 pela produtora PRO4 e sua equipe.

A programação completa do Festival Panela do Jazz de 2025 será divulgada nos próximos meses, com atualizações também pelo perfil oficial do evento no redes sociais.

Este ano o festival traz como principal eixo curatorial o tema: “Raízes em Improviso: A alma das cordas nordestinas no jazz contemporâneo brasileiro”, em celebração aos 90 anos do guitarrista, violeiro e compositor recifense Heraldo do Monte.

Referência incontornável na música brasileira, Heraldo é cofundador do icônico grupo Quarteto Novo e reconhecido mundialmente por sua habilidade em fundir ritmos nordestinos tradicionais – como o baião, o forró, o repente e o pífano – com os elementos harmônicos e rítmicos do jazz, expressos magistralmente através da guitarra. Essa combinação resultou em uma linguagem própria, marcada pela improvisação, pela inovação e pela profunda conexão com as raízes populares e tradicionais do sertão pernambucano.

De acordo com o idealizador e curador Antonio Pinhêiro, “esse recorte temático presta uma justa homenagem em vida à trajetória de Heraldo do Monte, ao mesmo tempo em que orienta a nossa linha curatorial para uma programação focada na valorização da música do sertão nordestino em sua confluência com o jazz contemporâneo brasileiro, destacando a potência criativa da cena musical pernambucana e a riqueza cultural existente em nossa região”.