A 14ª edição do Festival Lula Calixto, evento cultural do Sertão de Pernambuco, será realizada em Arcoverde a partir desta sexta-feira (16), indo até o próximo domingo (18). Com mais de 40 atrações na programação, o festival, que acontece no Alto do Cruzeiro, homenageia Maria de Lourdes, de 74 anos, a matriarca do Coco Raízes de Arcoverde. Nascida em Custódia, no Sertão pernambucano, Maria de Lourdes é uma figura central na preservação da cultura popular local.
O festival é realizado de forma independente, mas conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco, além da Prefeitura Municipal de Arcoverde. Toda a programação é gratuita e ocorre ao ar livre.
“A cidade de Arcoverde, por meio do festival, propaga o fundador do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Lula Calixto (em memória), além de homenagear a matriarca do Coco Raízes, dona Maria de Lourdes, que está viva, e de evidenciar a cultura popular e suas raízes afroindígenas”, destaca Bia Leite, produtora do evento.
A programação inclui shows, cortejos, atividades infantis, desfiles, e oficinas, com expressões culturais variadas, como afoxé, maracatu, coco, samba, forró e quadrilha junina. Entre as principais atrações estão o Coco Raízes de Arcoverde, que realizará três shows com participações especiais de Emerson Calado, do grupo Cordel do Fogo Encantado, do Grupo de Dança Flamenca Nuances, de João Pessoa (PB), e de Laíz de Oyá.
Mestre Assis Calixto, Patrimônio Vivo de Pernambuco e uma das figuras centrais do festival, destaca a importância do evento para a integração cultural entre diferentes regiões. “O Festival Lula Calixto é conhecido também por possibilitar o diálogo entre a cultura do interior e a da capital pernambucana, sendo considerado uma das maiores celebrações artístico-culturais da região, com toda a participação e fortalecimento do comércio e de profissionais local”, afirma.
Além das atrações locais, o evento receberá artistas da Região Metropolitana do Recife, como Maciel Salú, que apresentará o show Baile de Rabeca, e o Maracatu Porto Rico. O festival também contará com a presença de grupos culturais de outros estados, como o grupo SERumSOL, de Gramado (RS).
O festival celebra ainda o 28º aniversário do Coco Raízes de Arcoverde, reforçando a importância do evento para a preservação e divulgação das tradições culturais pernambucanas. “A celebração do legado de Lula Calixto proporciona um encontro multicultural, no Portal do Sertão, entre expressões artísticas e grupos culturais de diferentes regiões. A festividade na rua durante três dias seguidos mantém a tradição de estimular e alimentar a resistência para a identidade local e regional, propagando a cultura popular de raiz”, comenta o mestre Damião Calixto.
As atividades do festival estão distribuídas em dois palcos principais: o Palco Sede, no Alto do Cruzeiro, e o Palco Dos Mestres, em frente à casa de Assis Calixto. As apresentações começam na sexta-feira (16), às 18h, com o desfile do Ateliê Pedaço de Pano, seguido pelo show do Coco Raízes de Arcoverde, com a participação de Emerson Calado.
No sábado (17), o destaque fica por conta do cortejo do Maracatu Porto Rico e do Maracatu Raízes do Sertão, além do show do grupo SERumSOL. Já no domingo (18), as atividades começam às 16h, com a apresentação de Laranjão, seguida por shows de Capim Santo e a participação de Laíz de Oyá no show do Coco Raízes de Arcoverde.
Para mais informações, a programação completa pode ser acessada nas redes sociais do festival.