A terceira edição do Festival de comunicação, culturas e jornalismo de causas, FALA! aconteceu de forma híbrida do dia 25 a 27 de agosto na cidade de Salvador, na Bahia, com transmissão dos eventos através do Youtube. Ao final do evento, foi lançado o Instituto FALA!, que buscará impulsionar as discussões e os debates sobre o jornalismo de causas.
Ao discutir sobre meios de comunicação independentes no acesso à informação por vias democráticas e diversificadas, ao longo dos três dias, o festival promoveu mesas de debates, oficinas e intervenções artísticas.
A primeira ação do instituto lançado é o Edital FALA!, cujo objetivo é estimular a produção de conteúdos jornalísticos que dialoguem com narrativas e linguagens sobre arte e culturas, comprometidas com a diversidade e em defesa dos direitos humanos e da democracia a partir das vivências dos territórios periféricos.
”A iniciativa começou com o festival e a ideia é ampliá-lo para outras atividades, como o Edital que está sendo divulgado agora. Além disso, estão previstas formações e outros eventos, além do festival, que acontece anualmente”, antecipou Laércio Portela, do Marco Zero Conteúdo.
As inscrições para o Edital estarão abertas nos próximos meses e destinada a grupos de mídia independente, coletivos de comunicação popular e de jornalismo local, arte e cultura, que apresentem propostas voltadas para a produção de conteúdo informativo. Mais informações serão divulgadas em breve.