Festival de Veneza: Início da 81ª edição marca abertura com “Beetlejuice 2” e destaca presença brasileira

O festival conta com 21 filmes na disputa pelo Leão de Ouro

Copia de Imagem post padrao 4 6
Foto: Warner Bros./Divulgação.

A 81ª edição do Festival de Cinema de Veneza teve início nesta quarta-feira (28), com a exibição de Beetlejuice 2 – Os Fantasmas Ainda se Divertem, sequência aguardada do clássico dos anos 80, dirigido por Tim Burton. A estreia mundial da continuação do filme contou com a presença de parte do elenco, incluindo Michael Keaton, Winona Ryder, Jenna Ortega, Willem Dafoe, e Monica Bellucci, que cruzaram o tapete vermelho para o evento.

O Festival de Veneza, realizado na ilha de Lido, ocorre de 28 de agosto a 7 de setembro e é marcada por uma significativa participação brasileira. O país está representado por cinco produções, destacando-se entre elas o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que compete pelo Leão de Ouro. A obra é uma adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva e narra a história de uma mulher que se transforma em ativista de direitos humanos após o exílio de seu marido durante a ditadura militar no Brasil.

Além de Salles, o Festival de Veneza conta com outras contribuições brasileiras. O documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, explora a influência do cristianismo evangélico na política de extrema-direita no Brasil e será exibido na seleção Fora de Concurso. O curta-metragem Minha Mãe É Uma Vaca, de Moara Passoni, aborda a jornada emocional de uma família em meio a queimadas no pantanal brasileiro e está na seção Horizontes Curtos.

O filme A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Roberto Santos, uma adaptação do conto de Guimarães Rosa, será apresentado na mostra Veneza Clássicos. Na seção Venezia Imersiva, a animação 40 Dias Sem o Sol, de João Carlos Furia, explora a experiência de uma família durante um período de luto.

O júri da 81ª edição do festival é presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert e inclui o cineasta recifense Kleber Mendonça Filho, conhecido por obras como Bacurau, Aquarius e Retratos Fantasmas. O diretor, ao lado de outros cineastas e artistas internacionais, será responsável por avaliar os filmes concorrentes ao prêmio Leão de Ouro. Entre os filmes competidores estão Queer, de Luca Guadagnino, e Joker: Folie à Deux, de Todd Phillips. Confira a lista completa.