O Festival de Cinema de Gramado anunciou a seleção de longas documentais nacionais em competição para a mostra inédita do segmento na edição de 2022. Nos anos anteriores, os documentários disputavam prêmios com os filmes de ficção. O evento que comemora seus 50 anos de realização, volta a ser presencial, e será realizado pela primeira vez em formato híbrido, com parte da programação exibida pelo Canal Brasil.
Dentre os seletos estão Ademã – A Vida e as Notas de Ibrahim Sued, de Isabel Sued Perrin e Paulo Henrique Fontenelle, Um Par para Chamar de Meu, de Kelly Spinelli, Elton Medeiros – O Sol Nascerá, de Pedro Murad, O Destino Está na Origem, de Pedro de Castro Guimarães, e Eu Nativo, de Ulisses Rocha.
Os documentários selecionados serão exibidos pelo Canal Brasil entre os dias 12 e 16 de agosto, às 20h, e irão ao ar simultaneamente no Globoplay + Canais, ficando disponíveis até 17 de agosto no streaming. O filme vencedor também será exibido no Palácio dos Festivais para encerrar a edição.