A nova edição do Festival de Cinema Italiano já tem data confirmada. O evento, começa em São Paulo no dia 31 de outubro com a “Avante première” no Auditório Oscar Niemeyer no Parque Ibirapuera, para convidados, e dia 2 de novembro para o público. Dessa vez, se espalha por todo o Brasil, em mais de 50 cidades de todas as regiões do país, num total de 81 salas, visando atingir o público mais variado, com sessões totalmente gratuitas. Em Pernambuco, o festival chega em Recife e Jaboatão dos Guararapes.
Além de filmes inéditos que destacam a produção mais recente (2022/23) do cinema italiano e, neste ano, apresentará uma retrospectiva com algumas das principais comédias clássicas do país.
Duas obras já estão confirmadas na programação. A primeira é L’ultima notte di Amore, onde Andrea Di Stefano, mais conhecido por sua carreira como ator, volta a se aventurar atrás das câmeras para acompanhar os passos de Franco Amore (Pierfrancesco Favino), um tenente da polícia que investiga na última noite antes de se aposentar uma cena do crime onde o seu parceiro de longa data, Dino (Francesco Di Leva), foi assassinado durante um roubo de diamantes.
- Leia mais sobre a última edição do festival: Festival de Cinema Italiano vai exibir 33 longas de forma presencial e online
O segundo título é L’ombra di Caravaggio, drama de época indicado a quatro categorias técnicas do David di Donatello, o Oscar italiano. Nele, é explorado o episódio em que Caravaggio é investigado pela Igreja Católica após ser associado a um crime. O pintor é interpretado por Riccardo Scamarcio, acompanhado por um grande elenco que inclui Isabelle Huppert, Louis Garrel, Micaela Ramazzotti, Vinicio Marchioni e Lolita Chammah.