Festival de Cannes: Wagner Moura conquista prêmio de Melhor Ator por “O Agente Secreto”

Filme de Kleber Mendonça Filho também recebeu prêmios da crítica e do circuito de cinemas de arte

Copia de Imagem post padrao 1 18
Foto: Victor Jucá/Divulgação.

O ator brasileiro Wagner Moura foi agraciado, neste sábado (24), com o prêmio de Melhor Ator na 78ª edição do Festival de Cannes, pelo papel de protagonista no longa-metragem O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. Esta é a primeira vez que um intérprete masculino brasileiro vence na categoria, considerada uma das mais prestigiadas da mostra francesa.

Ausente na cerimônia de encerramento, realizada na cidade de Cannes, na França, Moura foi representado pelo cineasta pernambucano, que também assina o roteiro do filme. O júri do festival foi presidido pela atriz francesa Juliette Binoche.

Ambientado em Recife no ano de 1977, O Agente Secreto narra a trajetória de Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal após anos no exterior, em busca de tranquilidade. Ao longo da narrativa, o personagem se depara com um cenário de tensão e segredos políticos. Além de Wagner Moura, o elenco reúne nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Hermila Guedes e Roberto Diogenes.

Além do prêmio de interpretação, O Agente Secreto recebeu o Prêmio da Crítica da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci) e o Prix des Cinémas d’Art et d’Essai, que reconhece produções com apelo para o circuito de cinemas de arte. Após sua primeira exibição em Cannes, o filme foi aplaudido por 13 minutos pelo público presente.

A distribuição do longa no Brasil ficará a cargo da Vitrine Filmes. Nos Estados Unidos, a NEON, responsável por títulos como Parasita e Anora, conduzirá o lançamento. A MUBI será responsável pela exibição no Reino Unido e em outros países da América Latina.