A 17ª edição do Festival Internacional Cena CumpliCidades chega à sua última semana com uma programação dedicada ao protagonismo feminino nas artes cênicas e na música. Entre os destaques estão a estreia do monólogo Mulheres de Nínive, nos dias 2 e 3 de outubro, e o concerto internacional da cantora e etnomusicóloga canadense Judith Cohen, no dia 5 de outubro, em Recife.
- Leia também: Música, ancestralidade negra e luta contra a transfobia marcam a Ocupação Espaço O Poste em outubro
O espetáculo Mulheres de Nínive, que será apresentado no Teatro Hermilo Borba Filho, é encenado pela atriz pernambucana Nínive Caldas, sob a direção de Hilda Torres. A peça propõe um diálogo entre diferentes épocas e histórias de mulheres, com base na experiência pessoal da atriz ao interpretar Maria Madalena na Paixão de Cristo de Fazenda Nova.
A partir dessa vivência, Nínive explora figuras femininas históricas, como Semíramis e as Eufames, cujas trajetórias foram, ao longo dos séculos, apagadas pela sociedade. A encenação utiliza uma estética marcada por símbolos, como uma grande saia no palco, que representa o mar e as águas que conectam todas as mulheres.
O festival será encerrado com o concerto gratuito de Judith Cohen, no Teatro de Santa Isabel, às 19h do dia 5 de outubro. Reconhecida internacionalmente por seu trabalho com músicas sefarditas e tradições medievais, Cohen apresenta o espetáculo Seguindo os Passos da Herança Musical Acadiana e Sefardita. A artista canadense traz ao público canções judaico-espanholas do povo sefardita, que sobreviveu à Inquisição, e composições medievais francófonas de regiões como Québec, França, Acádia e Louisiana.
O Festival Cena CumpliCidades, iniciado em 14 de setembro, promoveu uma série de apresentações artísticas em vários teatros de Recife, incluindo o Teatro de Santa Isabel, o Teatro Parque e o Teatro Apolo. A edição deste ano destacou a diversidade de linguagens artísticas e culturais, com foco em produções que abordam temas contemporâneos e históricos.
- Leia também: “CAPIBA, pelas ruas eu vou”, do projeto Aria Social, realiza última apresentação do ano
Serviço:
Dias 2 e 3 de outubro, às 19h, Teatro Hermilo Borba Filho
Mulheres de Nínive, monólogo da atriz Nínive Caldas
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia), à venda na Sympla
Dia 5 de outubro, às 19h, no Teatro de Santa Isabel
Seguindo os Passos da Herança Musical Acadiana e Sefardita, concerto com a cantora e etnomusicóloga Judith Cohen
Gratuito, retirada de ingresso na Sympla