Neste domingo (9), o Recife receberá o 1º Recife Frevo Festival, evento que inaugura as prévias do Carnaval 2025 e celebra o Frevo, gênero musical tradicional de Pernambuco, reconhecido como patrimônio cultural da humanidade. A programação, marcada para as 17h no Teatro do Parque, conta com a participação de artistas de diferentes gerações.
- Leia também: Homem da Meia-Noite comemorou 93 anos com desfile no Recife Antigo e homenagem à Iemanjá
Com o objetivo de promover o diálogo sobre o gênero e ampliar a visão sobre sua importância cultural, além de destacar seu papel além do Carnaval, o festival contará com apresentações de músicos, bailarinos e intérpretes, que se apresentarão em formações inéditas. Entre os artistas confirmados estão Guerreiros do Passo, Flaira Ferro, Neris Rodrigues, Silvério Pessoa, Nena Queiroga, Romero Ferro, e muitos outros.
O cantor, compositor e folião Jota Michiles, de 82 anos, será o grande homenageado da primeira edição do festival. Com seis décadas dedicadas ao Frevo, Michiles expressou sua honra em ser reconhecido nesta ocasião. “Sinto-me honrado em um momento tão especial para o Frevo e para minha trajetória musical. É emocionante ver minhas composições atravessando gerações, popularizadas nas ruas, nos clubes e nas orquestras, e entoadas por grandes nomes da música brasileira”, afirmou.




O evento é gratuito e contará com acessibilidade em Libras. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação, na bilheteira do teatro. O 1º Recife Frevo Festival é financiado pelo Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC), por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife, com o apoio do Museu Paço do Frevo e do Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo.
Michelle de Assumpção, coordenadora geral do festival, comentou sobre os objetivos do evento. “O Festival vem para promover o diálogo e para desconstruir de certa forma que Frevo é só cultura de Carnaval, feito por especialistas. Aspiramos que esta primeira edição seja apenas o começo de muitas outras”, destacou. Ela também ressaltou que o festival, a cada nova edição, homenageará figuras importantes para o Frevo, a fim de enaltecer seu legado e importância.
Além da programação artística no dia 9 de fevereiro, o festival terá atividades pedagógicas no Museu Paço do Frevo, em uma etapa prevista para o dia 19 de fevereiro. A programação educativa incluirá uma aula-espetáculo de Jota Michiles, uma roda de diálogo sobre O Frevo na Ponta: Orquestras de Rua e a Dança no Meio do Povo, e a ação Batalha de Orquestras. Essas atividades também serão gratuitas e acessíveis em Libras.
Serviço:
1º Recife Frevo Festival
Data: 9 de fevereiro, às 17h
Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista, Recife-PE)
Entrada gratuita | Ingressos distribuídos 1h antes
Acessibilidade em Libras
Etapa pedagógica
Data: 19 de fevereiro, a partir das 14h
Local: Museu Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife)
Entrada gratuita
Acessibilidade em Libras