Entre os dias 1º e 3 de agosto, o Festival Itinerante Baluê realiza atividades no vilarejo rural de Luc-en-Diois, no sudeste da França, reunindo mais de 40 artistas pernambucanos em apresentações que abrangem música, dança, capoeira, gastronomia, artes plásticas e oficinas. O evento busca promover intercâmbio cultural entre Brasil e França, com uma programação que transita do tradicional ao contemporâneo.
Entre as atrações confirmadas estão Mundo Livre S/A, Natascha Falcão, Grupo Experimental de Dança, Forró na Caixa, DJ Infa Vermelho, Professor Manuca – Chapéu de Couro e a Caravana Pernambucana, formada por Anderson Miguel, Naílson Vieira, Guilherme (Poetas da Mata Norte), Lu, Arnaldo e Juninho do Coco do Amaro Branco, de Olinda.
O festival integra a Caravane Itinérante Multidisciplinaire d’Éducation Populaire e chega à sua quinta edição, consolidando-se como uma iniciativa de difusão da cultura pernambucana na Europa. Nesta edição, cinco projetos receberam financiamento do Governo Federal, sendo três por meio da Funarte e dois pelo Funcultura.
Além da etapa francesa, o Baluê será realizado em Olinda no mês de dezembro, fortalecendo o intercâmbio também com Portugal, Espanha e Inglaterra e desenvolvendo uma plataforma de circulação multidisciplinar para artistas brasileiros no continente europeu.
A identidade visual do festival foi desenvolvida por Raoni Assis. O DJ 440 (Terça do Vinil) e o bailarino Orun Santana participaram de duas edições anteriores realizadas em julho deste ano nas cidades francesas de Ardèche e Sète.
O evento conta com apoio das prefeituras de Luc-en-Diois, Payzac, Sète e Olinda, do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, do Governo de Pernambuco, dos Consulados do Brasil em Marselha e da França no Recife, além de instituições e coletivos culturais em Portugal, Espanha, Inglaterra e Brasil.


