FestCine Itaúna promove cinema e formação cultural na zona rural de Caruaru

Festival chega à sexta edição com exibição de 178 filmes e ações educativas gratuitas para o público local

Copia de Imagem post padrao 1 17
Foto: Divulgação.

Com a proposta de descentralizar o acesso à cultura e valorizar o cinema independente, o FestCine Itaúna (Festival Internacional de Cinema de Itaúna) realiza sua sexta edição entre os dias 29 de julho e 5 de agosto, na zona rural de Caruaru, Agreste de Pernambuco. As atividades ocorrem nos povoados de Riacho Doce, Vila do Murici e Itaúna, com sessões gratuitas e abertas ao público.

O festival conta com a exibição de 178 filmes, entre curtas estudantis, universitários, animações, videoclipes e longas-metragens. Desses, 134 compõem a mostra competitiva. As obras foram selecionadas a partir de 1.048 inscrições recebidas – 789 do Brasil e 259 de outros países. As sessões presenciais serão realizadas ao ar livre nas comunidades anfitriãs e, também, em formato virtual, com acesso por meio do site oficial do evento.

Além das projeções, o FestCine Itaúna oferece oficinas, rodas de conversa e atividades culturais diversas. As oficinas audiovisuais incluem temas como produção de curtas-metragens, distribuição independente e documentário como ferramenta de protagonismo. As inscrições estão abertas até 31 de julho, com vagas limitadas.

image 10
Foto: Divulgação.

Com apoio da Prefeitura de Caruaru, o festival viabiliza o transporte gratuito de estudantes de 16 escolas e do público geral, com ida e volta entre a cidade e os locais das exibições. A estimativa é que cerca de 6 mil pessoas participem da programação durante a semana de realização do evento.

Criado em 2019 a partir de uma mostra estudantil realizada na zona rural de Caruaru, o FestCine Itaúna passou a integrar o calendário de eventos audiovisuais do interior pernambucano. Desde então, tem promovido ações voltadas à difusão do cinema e à formação de públicos e realizadores locais. Um dos filmes produzidos nas oficinas do festival, o documentário Açude Nº50, chegou a ser exibido em outros eventos e recebeu premiações nacionais e internacionais.

Nesta edição, o festival também premiará produções estudantis com uma bolsa integral para o curso de Cinema da Unicesumar. Os vencedores do Grande Prêmio do Júri receberão prêmios em locação de equipamentos audiovisuais, além dos Troféus Cururu de Ouro, confeccionados pelo Mestre Horácio, do Alto do Moura, nas categorias técnicas e artísticas da competição.

Serviço:
FestCine Itaúna – Festival Internacional de Cinema de Itaúna
Data: 29 de julho a 5 de agosto de 2025
Horário: 8h às 10h e 19h às 22h
Locais: Povoados de Riacho Doce, Vila do Murici e Itaúna – Zona Rural de Caruaru (PE)
Atividades gratuitas
Inscrições para oficinas: até 31 de julho pelo link
Mais informações no site oficial
Instagram: @festcineitauna