O cineasta Fernando Meirelles, criador do longa Cidade de Deus, uma das produções brasileiras mais conhecidas e vistas no cinema mundial, tem presença confirmada na CCXP 2022, que acontece em São Paulo entre os dias 1 e 4 de dezembro. Em comemoração aos 20 anos do filme mundialmente premiado, a organização do evento também prestará uma homenagem ao diretor.
No primeiro dia de festival (01/12), no São Paulo Expo, em seu painel, Fernando Meirelles além de comemorar os 20 anos de Cidade de Deus, vai levar novidades sobre seus próximos projetos e falar de outras obras que esteve à frente na direção, como Dois Papas, O Jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira. Assim como o cineasta, Mauricio de Sousa, Laerte, Frank Miller, Renato Aragão, Fernanda Montenegro, Cris Columbus, Cao Hamburger e Neil Gaiman serão homenageados ao longo do evento.
Cidade de Deus é considerado o segundo filme não-estadunidense mais visto no mundo e integra a identidade nacional. O longa abriu caminho para a discussão de temas necessários como a desigualdade social e a violência. Codirigido por Kátia Lund, a obra criou o estilo “Favela Movie” e gerou um spin-off com a série Cidade dos Homens. O filme também recebeu quatro indicações ao Oscar de 2004, venceu o BAFTA Awards de melhor edição, o Writers Guild of America pelo roteiro, além de ter revelado uma dezena de atores, como o ex-BBB Douglas Silva, e um grupo que integrava a oficina Nós do Morro, por onde passaram Matheus Nachtergaele e Seu Jorge.