Indicada ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres comentou sobre o engajamento do público brasileiro na campanha de divulgação do filme Ainda Estou Aqui. Em entrevista ao podcast Awards Circuit, da Variety, a atriz destacou o impacto da mobilização nas redes sociais e a relação do país com grandes premiações internacionais.
Torres afirmou que a participação ativa dos fãs na promoção do longa acontece de maneira espontânea. “Eles fazem isso por conta própria. Estão garantindo que as pessoas vejam o filme e saibam que ele merece reconhecimento”, disse.
A atriz também mencionou um sentimento de representatividade nacional diante da indicação do filme. “Há um sentimento patriota no país, é o país no tapete vermelho. E o fato de minha mãe ter estado na corrida antes fez crescer esse sentimento de orgulho nacional”, afirmou, em referência à indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar em 1999 por Central do Brasil.
Além da categoria de Melhor Atriz, Ainda Estou Aqui concorre a Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, sendo a primeira produção brasileira a alcançar essa marca. Torres disputa o prêmio com Demi Moore (A Substância), Karla Sofia Gascón (Emilia Perez), Cynthia Erivo (Wicked) e Mikey Madison (Anora).
A atriz também comentou sobre a presença do público brasileiro na internet e descartou a ideia de que essa mobilização seja agressiva. “Os brasileiros são usuários ativos da internet. Nós consumimos nossa própria cultura e temos muito orgulho dela. Mas quando alguém faz o milagre de cruzar a fronteira e é reconhecido no mundo, o Brasil vai à loucura”, disse.
Ainda sobre sua repercussão nas redes sociais, Torres negou que a utiliza estrategicamente para impulsionar sua imagem. “Pode parecer que eu trabalho nas minhas redes sociais, mas isso não é verdade. O que fez minhas redes crescerem foi o filme”, afirmou.
Questionada sobre possíveis trabalhos no exterior, a atriz mencionou, com bom humor, um papel que gostaria de interpretar. “Eu adoraria interpretar a secretária de um vilão do James Bond, e dizer apenas ‘Ele estará te esperando na sala ao lado, Sr. Bond’. Só isso. Esse é o meu sonho, só essa fala. É tudo o que eu quero fazer”, contou.