A 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), realizada entre os dias 9 e 20 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, registrou um público de 340 mil visitantes e movimentou R$ 163 milhões em vendas, superando os números de 2023. A feira é organizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
- Leia também: 25ª Fenearte chega ao seu último final de semana
Com a participação de cerca de 5 mil artesãos e empreendedores em aproximadamente 700 estandes, o evento contou com representantes de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal e de 30 países. Também estiveram presentes 86 municípios pernambucanos.
De acordo com pesquisa da Empetur, 99,1% dos visitantes aprovaram a edição de 2025 e 95,86% afirmaram que pretendem retornar no próximo ano. Entre os expositores, 98,1% demonstraram interesse em participar novamente em 2026.
“Em uma edição histórica, encerramos esta Fenearte com números que nos alegram e nos impulsionam a realizar uma feira maior e melhor a cada ano. Esta edição celebrou uma política pública consolidada que valoriza o artesanato, a cultura e a economia criativa”, afirmou Ana Luiza Ferreira, diretora-presidente da Adepe.
Camila Bandeira, diretora-executiva da Fenearte e diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe, destacou: “A Fenearte é a mais importante política pública para o artesanato e para a economia criativa, pela dimensão que tomou ao longo desses 25 anos, e que continua a reafirmar.”
A 26ª edição da Fenearte já tem data marcada: será realizada de 8 a 19 de julho de 2026.


