Começa nesta quarta-feira (3) a 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento, que vai até 14 de julho, reúne mais de 5 mil artesãos de todo o Brasil em 300 estandes, celebrando o tema Sons do Criar — Artesanato que Toca a Gente.
O grande homenageado deste ano é Mestre Nado, artesão olindense conhecido por sua habilidade em produzir instrumentos musicais a partir do barro. Uma exposição dedicada a ele está montada no mezanino do Centro de Convenções, junto às diversas oficinas oferecidas aos visitantes.
- Leia também: Fenearte oferece visitas guiadas para pessoas com deficiência visual, neurodivergentes, surdas ou ensurdecidas
Além disso, Mestre Zuza de Tracunhaém inaugura seu estande na Alameda dos Mestres, apresentando uma coleção diversificada de peças de barro em diferentes tamanhos, cores e detalhes. O espaço é um reflexo da longa trajetória artística de Zuza, reconhecido nacional e internacionalmente como guardião do patrimônio cultural e recentemente homenageado pela Universidade de Pernambuco como Mestre em Notório Saber em Cultura Popular. Confira a notícia completa.
A Fenearte não se limita à venda de artesanato. Com uma programação cultural diversificada, o evento inclui mais de 70 atrações musicais no Palco Fenearte, com destaque para nomes como Maciel Salú, Isadora Melo e Faringes da Paixão. Os shows, organizados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), abrangem desde manifestações tradicionais pernambucanas até expressões contemporâneas da música local.
Além da música, a moda também tem seu espaço garantido no Moda Fenearte, que substituiu o antigo projeto Passarela Fenearte. O estilista pernambucano Walério Araújo inaugura os desfiles no saábado (6), apresentando sua coleção Minha Mãe Dona Nenê, lançada no São Paulo Fashion Week. O evento ainda promove Encontros de Moda, workshops sobre moda sustentável e o Desafio MAPE, um concurso para estudantes de moda com mentoria do estilista.
A gastronomia também ganha destaque na feira, com aulas de culinária oferecidas na “cozinha temática”.
Os ingressos para a Fenearte estão disponíveis no Centro de Convenções e online, com preços variando entre R$ 6 e R$ 16. O horário de funcionamento é das 14h às 22h durante a semana e das 10h às 22h aos sábados e domingos.