Faroeste Caboclo: As diferenças entre música e filme

Faroeste Cabloco

Faroeste-Cabloco

Faroeste Caboclo (a música) x Faroeste Caboclo (o filme)

Por Isabelle Figueirôa
Colaboração para a Revista O Grito!

Renato Russo escreveu “Faroeste Caboclo” durante uma fase solitária de sua carreira, quando atendia pelo nome de Trovador Solitário nas noites de Brasília. Apenas na voz e violão, decidiu apostar em letras que funcionavam como crônicas de sua época (é dessa fase também “Eduardo e Mônica”). A letra traz uma crítica social (um tanto raivosa) sobre a desleal luta de classes naquela Brasília dominada pela ditadura. Analisamos a letra da música da Legião Urbana, fazendo uma relação com o que aconteceu no filme.

Nem é preciso dizer que está LOTADO de spoilers. Mas, vamos fazer de conta que todos sabem como termina a história. Leia a crítica do filme.

Não tinha medo o tal João de Santo Cristo
Era o que todos diziam quando ele se perdeu
Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda
Só pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu

Cena do filme. O longa vai até mais longe, contando a história da mãe do personagem, que nem chega a ser citada na música.

Quando criança só pensava em ser bandido
Ainda mais quando com um tiro de soldado o pai morreu
Era o terror da sertania onde morava
E na escola até o professor com ele aprendeu

Filme contempla parte da cena, mas não gasta muito tempo mostrando a infância de Santo Cristo.

Ia pra igreja só pra roubar o dinheiro
Que as velhinhas colocavam na caixinha do altar
Sentia mesmo que era mesmo diferente
Sentia que aquilo ali não era o seu lugar

O filme não inclui cena da igreja.

Ele queria sair para ver o mar
E as coisas que ele via na televisão
Juntou dinheiro para poder viajar
De escolha própria, escolheu a solidão

A cena não foi incluída no filme.

Comia todas as menininhas da cidade
De tanto brincar de médico, aos doze era professor.
Aos quinze, foi mandado pro o reformatório
Onde aumentou seu ódio diante de tanto terror.

O filme contempla parte da cena, com Santo Cristo sendo mandado para Febem após cometer um assassinato.

Não entendia como a vida funcionava
Discriminação por causa da sua classe e sua cor
Ficou cansado de tentar achar resposta
E comprou uma passagem, foi direto a Salvador.
E lá chegando foi tomar um cafezinho
E encontrou um boiadeiro com quem foi falar
E o boiadeiro tinha uma passagem e ia perder a viagem
Mas João foi lhe salvar
Dizia ele: “Estou indo pra Brasília
Neste país lugar melhor não há
Tô precisando visitar a minha filha
Eu fico aqui e você vai no meu lugar”

Santo Cristo não viaja a Salvador e muito menos encontra o tal boiadeiro, ignorado no roteiro. Mais dinâmico, o longa já leva o personagem para Brasília, após a morte de sua mãe e o fim de qualquer possibilidade de futuro no Interior.

E João aceitou sua proposta
E num ônibus entrou no Planalto Central
Ele ficou bestificado com a cidade
Saindo da rodoviária, viu as luzes de Natal
“Meu Deus, mas que cidade linda,
No Ano-Novo eu começo a trabalhar”
Cortar madeira, aprendiz de carpinteiro
Ganhava cem mil por mês em Taguatinga

Cena do filme – uma das mais bonitas na verdade, com uma tomada que enaltecia a grandiosidade de Brasília.

Na sexta-feira ia pra zona da cidade
Gastar todo o seu dinheiro de rapaz trabalhador
E conhecia muita gente interessante
Até um neto bastardo do seu bisavô

Santo Cristo não vai para a tal zona (no longa, a personalidade dele é menos um v1d4 l0k4 e mais um injustiçado pelo sistema.

Um peruano que vivia na Bolívia
E muitas coisas trazia de lá
Seu nome era Pablo e ele dizia
Que um negócio ele ia começar

Cena do filme, com a ótima participação do peruano César Troncoso.

E o Santo Cristo até a morte trabalhava
Mas o dinheiro não dava pra ele se alimentar
E ouvia às sete horas o noticiário
Que sempre dizia que o seu ministro ia ajudar

Filme não inclui a cena do noticiário e dá a entender que o personagem dá pouca bola para esss questões políticas, cerne da canção da Legião Urbana

Mas ele não queria mais conversa
E decidiu que, como Pablo, ele ia se virar
Elaborou mais uma vez seu plano santo
E sem ser crucificado, a plantação foi começar.

Logo logo os maluco da cidade souberam da novidade:
“Tem bagulho bom ai!”
E João de Santo Cristo ficou rico
E acabou com todos os traficantes dali.

Cenas desse crescimento de João como traficante estão no filme.

Fez amigos, frequentava a Asa Norte
E ia pra festa de rock, pra se libertar
Mas de repente
Sob uma má influência dos boyzinho da cidade começou a roubar.

Também está no filme.

Já no primeiro roubo ele dançou
E pro inferno ele foi pela primeira vez
Violência e estupro do seu corpo
“Vocês vão ver, eu vou pegar vocês”

A cena do estupro é mostrada, além de diversos espancamentos.

Agora o Santo Cristo era bandido
Destemido e temido no Distrito Federal
Não tinha nenhum medo de polícia
Capitão ou traficante, playboy ou general

Filme contempla parte da cena, até por que há uma outra personalidade de Santo Cristo no filme.

Foi quando conheceu uma menina
E de todos os seus pecados ele se arrependeu
Maria Lúcia era uma menina linda
E o coração dele pra ela o Santo Cristo prometeu

A cena aparece no filme, mas em outra ordem cronológica.

Ele dizia que queria se casar
E carpinteiro ele voltou a ser
“Maria Lúcia pra sempre vou te amar
E um filho com você eu quero ter”

Cena está no filme, com direito a mimos feitos de madeira <3

O tempo passa e um dia vem na porta
Um senhor de alta classe com dinheiro na mão
E ele faz uma proposta indecorosa
E diz que espera uma resposta, uma resposta do João
“Não boto bomba em banca de jornal
Nem em colégio de criança isso eu não faço não
E não protejo general de dez estrelas
Que fica atrás da mesa com o cu na mão
E é melhor senhor sair da minha casa
Nunca brinque com um Peixes de ascendente Escorpião”
Mas antes de sair, com ódio no olhar, o velho disse:
“Você perdeu sua vida, meu irmão”
“Você perdeu a sua vida meu irmão
Você perdeu a sua vida meu irmão
Essas palavras vão entrar no coração
Eu vou sofrer as consequências como um cão”
Não é que o Santo Cristo estava certo
Seu futuro era incerto e ele não foi trabalhar
Se embebedou e no meio da bebedeira
Descobriu que tinha outro trabalhando em seu lugar

Outra incursão política na letra de Renato Russo, o filme não traz esta cena.

Falou com Pablo que queria um parceiro
E também tinha dinheiro e queria se armar
Pablo trazia o contrabando da Bolívia
E Santo Cristo revendia em Planaltina

Filme contempla parte da cena, em uma nova solução para a vingança do personagem.

Mas acontece que um tal de Jeremias,
Traficante de renome, apareceu por lá
Ficou sabendo dos planos de Santo Cristo
E decidiu que, com João ele ia acabar

Cena no longa, mas em outra ordem de tempo.

Mas Pablo trouxe uma Winchester-22
E Santo Cristo já sabia atirar
E decidiu usar a arma só depois
Que Jeremias começasse a brigar

Cena do filme.

Jeremias, maconheiro sem-vergonha
Organizou a Rockonha e fez todo mundo dançar
Desvirginava mocinhas inocentes
Se dizia que era crente mas não sabia rezar

Filme contempla parte da cena.

E Santo Cristo há muito não ia pra casa
E a saudade começou a apertar
“Eu vou me embora, eu vou ver Maria Lúcia
Já tá em tempo de a gente se casar”

Chegando em casa então ele chorou
E pro inferno ele foi pela segunda vez
Com Maria Lúcia Jeremias se casou
E um filho nela ele fez

Ele não é preso duas vezes, nem se casa com ela, mas a engravida.

Santo Cristo era só ódio por dentro
E então o Jeremias pra um duelo ele chamou
Amanhã às duas horas na Ceilândia
Em frente ao lote 14, é pra lá que eu vou

Filme contempla a cena, em um momento de vingança à Tarantino.

E você pode escolher as suas armas
Que eu acabo mesmo com você, seu porco traidor
E mato também Maria Lúcia
Aquela menina falsa pra quem jurei o meu amor

Parte da cena aparece. Aliás, se ainda não falamos, Ísis Valverde está ótima no papel de Maria Lúcia.

E o Santo Cristo não sabia o que fazer
Quando viu o repórter da televisão
Que deu notícia do duelo na TV
Dizendo a hora e o local e a razão
No sábado então, às duas horas,
Todo o povo sem demora foi lá só para assistir
Um homem que atirava pelas costas
E acertou o Santo Cristo, começou a sorrir
Sentindo o sangue na garganta,
João olhou pras bandeirinhas e pro povo a aplaudir
E olhou pro sorveteiro e pras câmeras e
A gente da TV que filmava tudo ali

Cena ignorada no longa, que desistiu de mostrar o circo formado nesse embate final entre Jeremias e Santo Cristo.

E se lembrou de quando era uma criança
E de tudo o que vivera até ali
E decidiu entrar de vez naquela dança
“Se a via-crucis virou circo, estou aqui”

No filme, mas em outra ordem cronológica.

E nisso o sol cegou seus olhos
E então Maria Lúcia ele reconheceu
Ela trazia a Winchester-22
A arma que seu primo Pablo lhe deu

Parte da cena aparece (mas a Winchester-22 está lá).

“Jeremias, eu sou homem. coisa que você não é
E não atiro pelas costas não
Olha pra cá filha-da-puta, sem-vergonha
Dá uma olhada no meu sangue e vem sentir o teu perdãO”
E Santo Cristo com a Winchester-22
Deu cinco tiros no bandido traidor
Maria Lúcia se arrependeu depois
E morreu junto com João, seu protetor

O diálogo não existe, mas esta luta final foi fiel à música.

E o povo declarava que João de Santo Cristo
Era santo porque sabia morrer
E a alta burguesia da cidade
Não acreditou na história que eles viram na TV

Não há esta cena no filme. O roteiro decidiu não explorar essa notoriedade de Santo Cristo em Brasília.

E João não conseguiu o que queria
Quando veio pra Brasília, com o diabo ter
Ele queria era falar pro presidente
Pra ajudar toda essa gente que só faz…
Sofrer…!!!

A cena, como ficou nítido caso você tenha chegado até aqui, foi cortada. Afinal, o longa Faroeste Caboclo explora mais o lado romântico da história e menos o tom de crítica social de Renato Russo.