Exposição destaca legado do Cinema São Luiz e marca reabertura do espaço no Recife

Mostra gratuita percorre sete décadas de história do cinema recifense e inclui recursos de acessibilidade

Copia de Imagem post padrao 30
Foto: Divulgação.

O Cinema São Luiz reabre as portas nesta sexta-feira (1º) com a inauguração da exposição Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências. A mostra faz parte da programação do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, e celebra a trajetória de mais de sete décadas do cinema, que marcou gerações com exibições de filmes nacionais e internacionais. A visitação será gratuita durante o festival, que ocorre entre os dias 1º e 8 de novembro.

Situada nas instalações do próprio cinema, na Rua da Aurora, a exposição explora a história e as transformações do São Luiz através de quatro eixos temáticos. O projeto enfatiza a importância do equipamento cultural no contexto histórico do cinema de rua brasileiro e sua continuidade como um centro de exibição e preservação da memória cinematográfica. A partir do dia 25 de novembro, a exposição estará disponível na sede da Fundarpe, também com entrada gratuita.

Com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo do Estado, Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências foi organizada com acessibilidade em foco, contando com audiodescrição nos painéis expositivos. A pesquisa e curadoria são assinadas pela museóloga Chaylanne Marques e pela produtora cultural Keyse Menezes. O projeto expográfico é do designer Gustavo Carvalho, com a assistência de uma equipe técnica diversa, que inclui profissionais da área de pesquisa histórica, design gráfico e acessibilidade.

A exposição reúne itens dos acervos da Cinemateca Brasileira, Fundação Joaquim Nabuco e diversas bibliotecas, como a Biblioteca Nacional e a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Este acervo é complementado por documentos e registros fotográficos que narram o percurso do São Luiz ao longo dos anos.

Serviço:
Local: Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife)
Data: 01 a 08 de novembro, durante o 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Painéis com audiodescrição