A Ocupação Lia de Itamaracá no Paço do Frevo vem para celebrar o universo vasto e cheio de cultura de uma das maiores artistas da música popular brasileira. A exposição chega no museu na próxima terça-feira (21) e fica em cartaz até 21 de junho. A exposição é um tributo e um reconhecimento à trajetória de uma artista cuja vida e obra vêm seduzindo gerações e fortalecendo a identidade do povo pernambucano a partir da Ciranda e de outros gêneros da cultura popular.
A abertura da ocupação terá acesso gratuito e contará com o Show Ciranda do Mundo, comandado pela mestra cirandeira Lia de Itamaracá em espaço montado, especialmente para a ocasião, pelo projeto Som na Rural em frente ao Paço do Frevo.
Idealizada pelo Itaú Cultural, a exposição estreou em São Paulo, no ano passado. Com o patrocínio do Itaú, da Rede e o apoio cultural e financeiro do Itaú Cultural, tem a realização do Paço do Frevo juntamente ao Centro Cultural Estrela de Lia, instituição formada por profissionais que trabalham na produção artística da cantora e que repensaram a mostra para esta montagem no Recife.
“Me sinto muito feliz por essa exposição estar sendo feita pelas pessoas que já trabalham comigo, sabem da minha história, conhecem minha luta. Me sinto muito à vontade, muito acolhida e amada por conta da exposição estar sendo montada outra vez, pelas nossas mãos”, destacou Lia de Itamaracá.
No Recife, a mostra está recebendo a coordenação geral de Beto Hees, empresário e produtor da artista, e produção de Marcos Paulo, também da equipe de Lia. A curadoria é de Michelle de Assumpção, biógrafa da cantora, que fez parte da equipe curatorial da primeira edição, em São Paulo, e atualmente é assessora de imprensa da pernambucana.
A Ocupação Lia de Itamaracá – Paço do Frevo será composta por documentos, figurinos, objetos pessoais, fotografias, mobiliários e diversos recursos audiovisuais, como videoclipes e imagens recentes de apresentações da artista pelo mundo. A exposição irá contar, também, com materiais exclusivos como uma entrevista e um ensaio fotográfico inédito, com autoria de Ytallo Barreto.
As canções de Lia, como parte de um cancioneiro popular que aborda as questões mais simples e cotidianas do povo, como o amor, o trabalho e as brincadeiras, também são destaques da mostra, abrindo um leque sensorial mais amplo.
Com quase 80 anos, Lia de Itamaracá é patrimônio vivo de Pernambuco.