Diversos filmes estreiam nas salas de cinema do Recife nesta semana. Vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado em 2024, Oeste Outra Vez, de Erico Rassi, entra em cartaz no Cinema da Fundação. Na trama, homens rudes e incapazes de lidar com suas próprias fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Ângelo Antônio, Antonio Pitanga e Babu Santana integram o elenco.
Milton Bituca Nascimento, documentário de Flávia Moraes, também estreia esta semana. Gravado ao longo dos últimos anos, o filme traz depoimentos de artistas brasileiros e internacionais sobre a importância da obra de Milton e sua conexão com o público.
Também entram em cartaz esta semana Loucos por Cinema, Novocaine: À Prova de Dor e A Batalha da Rua Maria Antônia. Confira os trailers e sinopses:
- Leia também: Cinema da Fundação Joaquim Nabuco recebe sessão especial “Por Outras Dramaturgias” do Chama Curtas
Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
Totó e Durval, abandonados pela mesma mulher, tornam-se rivais em um embate intenso e destrutivo. Inspirado no faroeste, o filme retrata a angústia de homens perdidos sem o amor que os sustentava. No sertão, honra, orgulho e desespero se misturam, enquanto as marcas do passado alimentam um conflito brutal e inevitável.
Milton Bituca Nascimento, de Flávia Moraes
Documentário que parte da turnê de despedida de Milton Nascimento, para entender a complexidade simples de sua obra, e os mistérios que ele carrega nos fazem refletir sobre a alma brasileira. O filme mostra a dimensão mundial de Milton, capta a comoção que ele provoca nos fãs, explora a forte carga espiritual de sua obra, e investiga as origens de sua musicalidade nas entranhas do Brasil.
Loucos por Cinema, de Arnaud Desplechin
O jovem Paul Dédalus amadurece como cinéfilo. Memórias, ficção e descobertas se misturam num fluxo irrefreável de imagens. Ao mesmo tempo, o cineasta faz um tributo pessoal ao seu meio de expressão, com o qual facilmente o espectador poderá se identificar.
Novocaine: À Prova de Dor, de Dan Berk e Robert Olsen
Nathan Caine, um homem gentil e introvertido, nasceu com CIPA, uma rara condição que o impede de sentir dor. Sua vida tranquila como executivo bancário muda quando seu local de trabalho é assaltado e um colega é feito refém. Determinado a salvá-lo, Nathan descobre que sua maior vulnerabilidade pode ser sua maior força, embarcando em uma perigosa missão que testa seus limites físicos e emocionais.
A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito
Um jovem estudante de filosofia da USP se vê no centro dos intensos conflitos ideológicos entre sua universidade e a Mackenzie, na São Paulo de 1968. O filme retrata a escalada da tensão entre o movimento estudantil de esquerda e os ataques do Comando de Caça aos Comunistas, culminando na histórica Batalha da Rua Maria Antônia. Com 21 planos-sequência, a obra captura a violência do confronto, onde bombas caseiras, pedras e paus se tornam armas na luta por ideais.
Resgate Implacável, de David Ayer
Levon Cade, ex-agente de operações secretas, deixou o passado para trás e vive uma vida simples na construção civil, focado em criar sua filha. Mas tudo muda quando Jenny, a filha de seu chefe, desaparece misteriosamente. Relutante, ele resgata suas habilidades letais para investigar o caso, descobrindo uma conspiração criminosa perigosa. Agora, Levon precisa enfrentar seu passado para salvar a jovem e proteger aqueles que ama.
Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman
Clara, uma professora de matemática e influenciadora educacional, gosta de ter tudo sob controle. Mas ao ser diagnosticada com câncer de mama, precisa aceitar que a vida nem sempre segue seus planos. Ao lado da filha, da mãe e das amigas, ela enfrenta os desafios do tratamento, descobrindo novas formas de enxergar a vida com coragem e resiliência.
Parthenope: Os amores de Nápoles, de Paolo Sorrentino
Parthenope, cujo nome remete à lenda que batizou Nápoles, vive sua juventude com charme e sedução, conquistando amores intensos e proibidos. Entre paixões arrebatadoras e melancolia, ela transforma a vida de quem cruza seu caminho, deixando marcas inesquecíveis.
Neste sábado (29), o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, exibirá a sessão especial Chama Curtas – Por Outras Dramaturgias, em parceria com o Cineclube XHY247. A sessão, que tem início às 16h na sala Derby, contará com a exibição de cinco curtas-metragens que exploram os entrelaçamentos entre dramaturgia e texto literário, desafiando as convenções de mise-en-scène. Confira.