Estreias da semana: doc Corpolítica e novo Transformers entre os lançamentos esperados no circuito comercial

Também chegam aos cinemas longa documental sobre a luta do povo Guarani-Kaiowá e drama ambientado na Segunda Guerra Mundial

CORPOLITICA FRAME Erika Hilton 1
Erika Hilton, hoje deputada federal de São Paulo pelo PSOL, é uma das vozes ouvidas no documentário Corpolítica. (Foto: Divulgação).

Depois de conquistar o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio e no Queer Lisboa, o longa-metragem Corpolítica, do diretor Pedro Henrique França, enfim estreia em circuito comercial e leva às salas de todo o Brasil uma importante discussão sobre a representatividade LGBTQIA+ na política institucional. Além dele, também estreiam neste quinta-feira (8), o novo filme da franquia Transformers, o drama de guerra Três Mulheres e o filme documental Vento na Fronteira, de Laura Faerman e Marina Weis. Veja a lista completa:

Corpolítica, de Pedro Henrique França

Dirigido e escrito por Pedro Henrique França, com produção de Marco Pigossi, Corpolítica parte do recorde de candidaturas LGBTQIA+ nas eleições municipais de 2020 para discutir a importância da representatividade em cargos políticos. Erika Hilton, Monica Benicio, Thammy Miranda, Erica Malunguinho e Jean Wyllys são alguns dos entrevistados pelo documentário.

Transformers: O Despertar das Feras, de Steven Caple Jr.

No novo capítulo da saga, uma nova ameaça com poder suficiente para aniquilar todo o planeta surge, fazendo com que Optimus Prime e os Autobots se unam a uma poderosa facção de Transformers conhecida como Maximals para salvar a Terra.

Espera, de Cao Guimarães

O longa, do diretor Cao Guimarães, é um documentário que apresenta como tema a espera, capturando as suas diversas manifestações e contextos. Seja a espera em um fila, a espera de um ator nos bastidores antes de subir ao palco, ou a espera durante o processo de transição hormonal.

Três Mulheres – Uma Esperança, de Saskia Diesing

Neste drama, ambientado nos dias finais da Segunda Guerra Mundial, uma franco-atiradora russa, uma garota da vila e uma mulher judia-holandesa se unem em uma amizade improvável quando o trem em que estão, com centenas de prisioneiros judeus, fica preso perto de uma vila alemã ocupada pelo Exército Vermelho.

Vento na Fronteira, de Laura Faerman e Marina Weis

Filmado no Mato Grosso do Sul, na violenta fronteira do Brasil com o Paraguai, o longa acompanha a luta dos Guarani-Kaiowá frente ao crescimento do poder político ruralista, intimamente ligado com o bolsonarismo.

O Demônio dos Mares, de Adrian Grunberg

As férias de uma família se transformam em um pesadelo quando encontram um gigantesco tubarão que faz de tudo para proteger seu território. Em meio aos ataques incessantes da fera, a família precisa encontrar uma maneira de voltar viva para a costa.

Mares do Desterro, de Sandra Alves

Depois de passar por um evento traumático que resultou na fuga de sua irmã gêmea, Divina (Débora Ingrid) assume a responsabilidade de cuidar da família, que vive há dez anos isolada em uma praia deserta. Inconformada com a opressão do ambiente, ela decide expor as dinâmicas das relações familiares, abrindo caminho para a revelação de um importante segredo.

Uma Vida Sem Ele, de Laurent Larivière

Interpretada por Isabelle Huppert, a protagonista Joan Verra se depara inesperadamente com uma antiga paixão, que cruza seu caminho após anos de afastamento. Sentindo-se dominada por sentimentos contraditórios, ela foge para o campo com seu filho e faz uma viagem pela estrada da memória.