Nosso Sonho, a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, vai ganhar as salas de todo o país nesta quinta-feira (21). Estrelado por Lucas Penteado e Juan Paiva, o longa mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil por meio de uma história feita de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção.
Outro lançamento aguardado no circuito comercial é o documentário Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay. O filme, que estreou este ano em competição no 15º In-Edit Brasil, traz imagens inéditas da gravação do álbum que reuniu as duas grandes estrelas da música brasileira.
Também entram em cartaz Os Mercenários 4, o doc Adeus, Capitão, a animação Os Peludos, além do problemático Som da Liberdade, que vem carregado de repercussões negativas nos EUA por se aproximar de grupos e teorias conspiratórias de extrema-direita.
Veja a lista completa:
Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria
A cinebiografia de Claudinho e Buchecha destaca a força de superação da dupla e resgata a história por trás da fama que pouca gente conhece, desde a amizade ainda na infância até a conquista do Brasil todo com a poesia da periferia. O filme também mostra como foram compostos alguns dos sucessos que embalam gerações até hoje.
Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay
Munido de uma câmera 16mm, Roberto de Oliveira captou as sessões de ensaio e gravação do álbum que reuniu duas grandes estrelas da música brasileira. Até então inéditas, essas imagens foram restauradas em 4K, revelando a intimidade do processo criativo, a personalidade dos artistas, as tensões, os enfrentamentos e a crescente sinergia entre Elis Regina e Tom Jobim.
Os Mercenários 4, de Scott Waugh
O lendário grupo de mercenários liderado por Barney Ross (Sylvester Stallone) tem uma nova missão explosiva: impedir o início da Terceira Guerra Mundial. Quando as coisas saem do controle, Christmas (Jason Statham) e os novos membros da equipe (Megan Fox, 50 Cent e Tony Jaa) são recrutados para impedir que o pior aconteça.
Adeus, Capitão, de Vincent Carelli e Tita
O “Capitão” Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião, conta para suas netas a sua história. Das guerras de “índio bravo” ao contato com o “homem branco”, da hecatombe do contágio ao fim do mundo Gavião, Krohokrenhum conduz um movimento de reconstrução da memória de seu povo – acompanhado pela câmera de Vincent Carelli desde as primeiras VHS.
Os Peludos, de Denis Chernov
Valentina, uma garota adolescente, acidentalmente descobre a existência dos Peludos, criaturas divertidas e invisíveis aos olhos humanos e que tem como missão tomar conta da casa sem que nenhum humano perceba sua presença.
Som da Liberdade, de Alejandro Monteverde
O longa vem cercado de críticas negativas por se aproximar de grupos extremistas e teorias conspiratórias ligadas ao QAnon. A trama narra a história contada pelo ex-agente especial do Governo Americano Tim Ballard, interpretado por Jim Caviezel, que embarca em uma missão para resgatar crianças vítimas de tráfico infantil.