“Estranho Caminho”, de Guto Parente, ganha trailer e data de estreia nos cinemas

O filme, protagonizado por Lucas Limeira e filmado em Fortaleza, mostra o reencontro de um jovem com seu pai após o início da Covid

Copia de Copia de Post Noticias 8
(Divulgação)

Novo longa-metragem do cearense Guto Parente, o premiado Estranho Caminho, ganha trailer e pôster oficiais. O filme, que tem data de estreia nacional anunciada para 1º de agosto, conta com produção da Tardo Filmes e distribuição da Embaúba Filmes. 

O drama tem percorrido uma bela trajetória em festivais, tendo vencido os Prêmios de Melhor Roteiro (Guto Parente) e Melhor Ator Coadjuvante para o ator mineiro Carlos Francisco no Festival do Rio, Prêmio de Melhor Filme da Mostra Autorias da 27⁠ª Mostra de Cinema de Tiradentes, além de ter sido o grande destaque na competição internacional no Festival de Tribeca.

No Festival de Tribeca, onde o filme teve sua première mundial como único longa brasileiro na competição internacional, ganhou todos os prêmios que disputou: Melhor Filme, Melhor Roteiro para Guto Parente, Melhor Fotografia para Linga Acácio e Melhor Performance para Carlos Francisco. Agora, o longa recebe pré-estreia nacional no MUBI FEST, no primeiro dia do festival, que será realizado de 26 a 28 de julho, na Cinemateca brasileira.

O longa-metragem é um drama fantástico que acompanha a trajetória de David, um jovem cineasta que, ao visitar sua cidade natal, Fortaleza, é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia de Covid-19 e se vê obrigado a procurar o pai, Geraldo, um sujeito peculiar com quem não fala ou tem notícias há mais de dez anos. Após o reencontro dos dois, coisas estranhas começam a acontecer.

cartaz oficial Estranho Caminho 1
(Pôster completo/ Divulgação)

Lucas Limeira compartilha sua identificação com David, personagem protagonista que interpretou no longa, e sua conexão com Carlos Francisco, que deu vida ao pai de David: “Estranho Caminho é o meu segundo longa como protagonista. Foi um presente dar vida ao David, um personagem interessantíssimo, com o qual me identifiquei muito na questão da construção do relacionamento com o pai. Além disso, estar em cena ao lado de Carlos Francisco é ter uma aula de atuação, e de generosidade também. Tivemos uma conexão muito forte desde o primeiro ensaio, criamos um elo forte. Eu precisava estar bem confortável com o personagem e foi o que aconteceu do início ao fim”.

Realizado inteiramente na cidade de Fortaleza, financiado pela Secretaria de Cultura do Ceará por meio de recursos da Lei Aldir Blanc – em edital lançado no final de 2020 –, o filme foi rodado entre maio e junho de 2021, com uma equipe formada majoritariamente por profissionais cearenses, como Guto Parente no roteiro e direção, Ticiana Augusto Lima na produção, Linga Acácio na direção de fotografia, Taís Augusto na direção de arte; Lucas Coelho no som; Thais de Campos no figurino; Noá Bonoba na preparação de elenco e Uirá dos Reis e Fafa Nascimento na trilha musical. No elenco, os protagonistas são Lucas Limeira (ator de Cabeça de Nêgo, Quando eu me Encontrar), no papel de David, o filho, e Carlos Francisco (ator de Bacurau e Marte Um), no papel de Geraldo, o pai.

Em 2022 o filme participou do programa WIP Latam para filmes em pós-produção, do prestigiado Festival de San Sebastian, na Espanha, onde ganhou o prêmio WIP Paradiso de melhor produção brasileira. No ano passado, o filme foi exibido na competição Horizontes Latinos do festival. A distribuição comercial no Brasil será realizada pela Embaúba Filmes.