Espetáculo “Malsãs e Delirantes” será apresentado em Olinda pelo coletivo cearense Barracons

Coletivo cearense Barracons encerra temporada em Pernambuco com apresentações gratuitas

Copia de Imagem post padrao 5 6
Foto: Toni Benvenutti/Divulgação.

O coletivo No barraco da Constância tem!, de Fortaleza (CE), dará continuidade à sua temporada de circulação na Região Metropolitana do Recife com o espetáculo Malsãs e Delirantes. As apresentações ocorrerão ao ar livre nas praças do Amaro Branco e do Alto da Sé, em Olinda, com sessões únicas nesta quinta-feira (27/03), às 17h, e sexta-feira (28/03), também às 17h. Ambas as apresentações têm classificação livre e são gratuitas.

O espetáculo Malsãs e Delirantes é descrito pelo próprio coletivo como “uma dobra sobre si mesmo, se desdobra o tempo em êxtase tremulante. Forças invisíveis evocam novas geometrias das ruínas de um brinquedo, fazendo da cidade um campo de festa”. O grupo, que existe desde 2012, utiliza o espaço urbano como um elemento transformador, convidando o público a vivenciar uma experiência sensorial e coletiva.

A temporada em Pernambuco teve início com a estreia de Malsãs e Delirantes no Parque 13 de Maio, em Recife, na quinta-feira (20/03), e segue com a circulação em diversas cidades do estado. O coletivo também apresenta a peça Mystura Tropykal, que foi exibida no espaço O Poste Soluções Luminosas, no centro do Recife, nos dias 21 e 22 de março. Mystura Tropykal propõe uma reflexão sobre a mistura de ritmos e culturas, criando um ambiente de festa sincrética que desafia as fronteiras entre o oriente e o ocidente.

As oficinas da temporada abordaram temas como Jogos para Inventar Brincando – dança e movimento com crianças e Brinquedos para Inventar Jogando – coreográfica de composição, destinadas a crianças, adolescentes e adultos. A proposta dessas atividades é estimular a criação coletiva e o movimento corporal a partir de metodologias lúdicas e criativas.

“A gente propõe encontros, trocas e atravessamentos com residências e vivências com mestras e mestres da cultura, somados às apresentações artísticas”, afirma o coletivo.

A circulação do Barracons, que conta com a produção executiva da Flutuante (CE) e o apoio da Política Nacional das Artes – Bolsa Funarte 2024, se estende além de Pernambuco. O coletivo já passou por cidades do Ceará e, em abril, concluirá a temporada no Maranhão, com apresentações em São Luís e Alcântara.

Serviço:
Espetáculo Malsãs e Delirantes
27/03 (quinta-feira) às 17h na Praça do Amaro Branco, Olinda
28/03 (sexta-feira) às 17h na Praça do Alto da Sé, Olinda