Espetáculo “CicloFrevo é Brega” leva dança e música aos mercados públicos do Recife

Copia de Imagem post padrao 1 19
Foto: Wanderley Aires/Divulgação.

A Lúden Cia de Dança estreia o espetáculo itinerante CicloFrevo é Brega, que une dança e música brega em apresentações gratuitas pelos mercados públicos do Recife. A programação contará com oito performances nos dias 31 de janeiro, 1º, 2 e 8 de fevereiro, sempre das 10h às 14h, com acessibilidade por meio de intérpretes de Libras.

O projeto propõe um diálogo entre arte, cotidiano e cultura popular por meio de um desfile de bicicletas pelas ruas da cidade, seguido de apresentações em espaços públicos. Durante a performance, intérpretes representam ícones do brega e promovem interações com o público, abordando a resistência e inovação do gênero.

Segundo Jose Valdomiro, conhecido como Minininho, responsável pela concepção e direção geral do espetáculo, a proposta busca valorizar a identidade cultural recifense. “A apresentação, que é itinerante, inicia-se num desfile bicicletivo. Ao som de uma diversidade de bregas, executado por uma bicicleta sonora, oito intérpretes desfilam pelas ruas da cidade do Recife, realizando paradas nos mercados públicos, dançando, contando e cantando histórias do povo recifense”, explica.

Programação

  • 31/01 (sexta-feira): 10h50 – Mercado de Água Fria | 12h30 – Mercado da Boa Vista
  • 01/02 (sábado): 10h50 – Mercado da Encruzilhada | 12h30 – Mercado da Boa Vista
  • 02/02 (domingo): 10h30 e 12h30 – Mercado da Boa Vista
  • 08/02 (sábado): 10h50 – Mercado de Casa Amarela | 12h30 – Mercado da Boa Vista

A montagem do espetáculo baseia-se nas manifestações culturais das periferias e busca ressaltar a importância do brega como expressão artística. “Danças, poesias, gírias, sonoridades, vestuário e redes sociais são formas onde o brega expressa a maneira de vida da maioria da população das comunidades do Recife, que dança, canta e conta suas dores, superações, desilusões e amores numa diversidade de expressões, entre elas força, resistência, ostentação e felicidade”, afirma Minininho.

A iniciativa tem o apoio da CONVIVA Mercados e Feiras, da Escola de Frevo do Recife e da Associação Defensora da Ilha de Joaneiro. O projeto também conta com incentivo público por meio do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Governo do Estado de Pernambuco.

Criada em 2008, a Lúden Cia de Dança se dedica à valorização da cultura popular, especialmente por meio da dança, e já realizou outros espetáculos como Efervescência e Compasso Biomecânico. O CicloFrevo começou a circular em 2020, com apoio da Lei Aldir Blanc, e desde então tem promovido apresentações itinerantes em diferentes períodos festivos do estado.