Espetáculo “Chico e Flor” celebra 10 anos com apresentações gratuitas em Petrolina

Montagem da Cia Biruta de Teatro terá sessões com acessibilidade e mediação cultural para estudantes da rede pública

Copia de Imagem post padrao 9
Foto: Fernando Pereira/Divulgação.

A peça Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo, da Cia Biruta de Teatro, celebra dez anos de trajetória com uma temporada especial no Teatro Dona Amélia, em Petrolina (PE). As apresentações ocorrem entre os dias 8 e 10 de abril, com entrada gratuita e exclusividade para estudantes da rede municipal de ensino.

Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio da Lei Paulo Gustavo, e apoio da Prefeitura de Petrolina, o espetáculo contará com sessões acessíveis, incluindo interpretação em Libras. As apresentações acontecem na terça e quinta-feira, às 9h, e na quarta-feira, às 14h. A classificação é livre.

A montagem é protagonizada por Antonio Veronaldo e Camila Rodrigues, que interpretam os personagens Chico e Flor. A narrativa acompanha dois aventureiros em uma jornada pelo universo das lendas do rio São Francisco.

“Apresentamos as lendas como mote para estabelecer o jogo cênico e desenvolver uma poética ribeirinha a partir de imagens e referências sobre as tradições orais em torno da Ilha do Fogo, localizada em Petrolina (PE). Através desse imaginário, dialogamos com temas atuais, fazendo referências simbólicas à degradação do rio e ao desenvolvimento não sustentável”, explica Antonio Veronaldo, responsável pela dramaturgia e direção da peça.

Para esta temporada comemorativa, o público contará também com uma mediação cultural antes e depois do espetáculo. “Queremos proporcionar uma imersão nas lendas que permeiam o imaginário ribeirinho. No início de cada apresentação faremos uma introdução às lendas, contextualizando sua origem e significados na cultura local. E, ao final, realizaremos um bate-papo com a participação do elenco, da equipe de produção e da barqueira, agricultora e pescadora da Ilha do Massangano, Maria Conceição Nascimento. Nosso objetivo é preparar o público e amplificar sua experiência teatral”, afirma Camila Rodrigues, atriz e produtora executiva do projeto.

Com dramaturgia autoral, a peça narra a história de Chico, um barqueiro experiente do rio São Francisco, que precisa enfrentar os monstros da Ilha do Fogo para libertar antigas lendas e reencontrar sua família. Ao seu lado, Flor, uma menina curiosa e corajosa, embarca nessa jornada repleta de desafios, mistérios e encantamentos.

Desde sua estreia em 2015, o espetáculo tem conquistado reconhecimento em festivais nacionais. Entre os principais prêmios estão o Prêmio Pernalonga de Teatro (2018), e distinções no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (Recife – PE, 2017), onde foi indicado em sete categorias e venceu três (melhor trilha sonora, melhor iluminação e melhor atriz). Também foi premiado no II Festival de Teatro Wellington Monteclaro (Juazeiro – BA, 2017), sendo escolhido como segundo melhor espetáculo e melhor atriz.

A montagem também participou da III Mostra Internacional de Teatro da Paraíba (2017) e do 11º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – Fenatifs (Bahia, 2018).

Serviço:
Quando: 08 a 10 de abril
Horário: Terça e quinta-feira às 9h, quarta às 14h
Onde: Teatro Dona Amélia
Entrada gratuita
Classificação: Livre