A festa-espetáculo Arranca! mescla dança, resistência e luta no palco. Em temporada, a peça chega nos dias 3 e 4 de junho no Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.
Resultado da pesquisa premiada no Edital O Solo do Outro 2020, a montagem dos criadores e intérpretes Domingos Júnior, Íris Campos, Marcelo Sena e Orun Santana, parte do capítulo O livro dos mortos, da obra Agá, de Hermilo Borba Filho.
Tal material constrói uma linha do tempo com nomes de líderes das revoluções constituintes do Brasil com uma compreensão de resistência das comunidades negra, indígena, de mulheres e LGBTQIA+, trazendo em comum a necessidade da liberdade dessas classes oprimidas.
O espetáculo também mescla à sua construção referências de histórias da nação Xambá, o quilombo urbano mais antigo do estado e da revolução de Tejucupapo. Em cena, os atores questionam as nocivas estruturas a partir de elementos como ironia e deboche, propondo uma reflexão sobre o sistema patriarcal e heternormativo.
As apresentações desta temporada fazem parte da pesquisa “Luz: a arte do espaço que move” e tem o incentivo do Governo do Estado por meio dos recursos do Funcultura. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$20, mas com valor promocional até o dia 31 de maio, no Sympla.
Serviço
Arranca!
Local: Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Avenida Sigismundo Gonçalves, s.n, Varadouro, Olinda-PE
Data: 3 e 4 de junho
Horário: 19h