O espetáculo teatral A Receita, que aborda a violência doméstica sofrida por uma mulher negra, será apresentado em Garanhuns no sábado (14) e no domingo (15). A peça, protagonizada pela atriz Naná Sodré e que já foi exibida em Recife e Glória do Goitá, será encenada no Museu Casa UFAPE.
A apresentação do espetáculo ocorrerá no domingo, às 19h30. No sábado, às 19h30, será realizada uma oficina prática de teatro intitulada O Corpo Ancestral – Mostrar fazendo, conduzida por Naná Sodré. Ambas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
O espetáculo é dirigido por Samuel Santos e é um marco na pesquisa contínua do grupo O Poste Soluções Luminosas, com foco em matriz africana e ancestralidade corporal e vocal. “A Receita é um encontro com a libertação feminina. Eu queria trazer à tona temas caros a esse universo, discutir o papel da mulher na sociedade e a violência que tantas de nós sofremos”, comenta Naná.
“Em Pernambuco, onde a cada dia cresce o número de mulheres assassinadas por seus companheiros, como em cada canto do Brasil e do mundo. A sororidade também é discutida no espetáculo”, acrescenta a atriz.
A peça é apresentada de forma imersiva, permitindo que o público vivencie a atmosfera do cotidiano da protagonista, que lida com a violência doméstica “temperando” sua vida com elementos simbólicos como sal, alho e coentro. Ao final de cada apresentação, ocorre uma gira de diálogo, proporcionando uma conversa sobre o processo criativo e o conteúdo da obra.
A oficina prática O Corpo Ancestral – Mostrar fazendo visa compartilhar as técnicas e a poética do grupo O Poste Soluções Luminosas, tendo o espetáculo A Receita como base.
- Leia também: Recife recebe a estreia do espetáculo “Negra Palavra – Solano Trindade” no Espaço O Poste
Serviço:
A Receita | Sendo, fazendo e mostrar fazendo
Oficina e espetáculo gratuitos
14/09 (sábado), às 19h30
Oficina O Corpo Ancestral – Mostrar fazendo
Local: Museu Casa UFAPE
(Rua Padre Agobar Valença, n 145, Heliópolis, Garanhuns)
15/09 (domingo), às 19h30
Apresentação do espetáculo A Receita
Local: Museu Casa UFAPE
(Rua Padre Agobar Valença, n 145, Heliópolis, Garanhuns)
A apresentação contará com o recurso de tradução em Libras, garantindo assim o acesso de pessoas com deficiência auditiva.